Abastecimento alimentar de Lisboa: perspectivas do passado

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

A actual tendência de mega-urbanização à escala global, coloca o abastecimento alimentar das metrópoles como um desafio incontornável. A resposta a este desafio pressupõe o restabelecimento da interacção entre urbano e rural, a diferentes escalas e em diversos âmbitos da gestão territorial. Em cidades como Lisboa, até meados do século XX, parte significativa do abastecimento alimentar da cidade provinha de uma cintura de produção que hoje corresponde a áreas urbanas e peri-urbanas.
Compreender a evolução da paisagem alimentar de Lisboa no último século revela-se fundamental para o planeamento do seu actual sistema alimentar e da sua relação com a cidade, numa lógica de proximidade. O presente artigo propõe-se contribuir para o conhecimento da evolução desta paisagem alimentar, na perspectiva do reforço das dinâmicas urbano-rurais, constituindo uma base de fundamentação para o desenvolvimento de um modelo sustentável e resiliente, que assegure parte do abastecimento alimentar dos seus habitantes.
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação POrtuguesa de Geógrafos
Pages182-187
Number of pages5
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this

Salvador, M. S., & Oliveira, M. D. R. (2015). Abastecimento alimentar de Lisboa: perspectivas do passado. In Valores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa (pp. 182-187). Lisboa: Associação POrtuguesa de Geógrafos.