A utilização do Uniform System of Accounts for the lodging industry (USALI) em Portugal: o caso do Algarve

Ana Rita Faria, Duarte Trigueiros, Leonor Fernandes Ferreira

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Este estudo tem por objetivo caracterizar o Uniform System of Accounts for the Lodging Industry (USALI) e analisar a sua utilização nos hotéis em Portugal, tendo por base uma amostra constituída por unidades de quatro e cinco estrelas do Algarve, a principal região turística portuguesa. Com origem nos EUA, o sistema uniforme, editado pela primeira vez em 1926 e atualmente na 11.ª edição, é a norma contabilística para o setor hoteleiro com maior aceitação a
nível mundial, pois permite estruturar a informação contabilística de forma a apoiar a tomada de decisão da gestão, assegurando a comparabilidade e possibilitando análises de benchmarking.
Começa-se por descrever a teoria subjacente ao USALI, seguindo-se uma revisão dos estudos empíricos que investigam a sua utilização. Depois, dá-se a conhecer o grau de adoção do USALI nas unidades hoteleiras do Algarve, os motivos subjacentes à sua não utilização, o responsável pela adoção do USALI na unidade e a sua importância comparativamente a outros normativos. Por fim, utilizando a abordagem contingencial, procura-se identificar fatores contextuais que influenciam a adoção do USALI nas unidades hoteleiras.
Os dados foram recolhidos através de um questionário dirigido aos responsáveis
financeiros de 66 hotéis (taxa de resposta: 74,2%), utilizando o método de ecolha presencial. Os resultados revelam uma taxa de adoção do USALI de 50%. A categoria da unidade e a organização do sistema de contabilidade de gestão por parte de recursos externos (consultora de gestão, empresa de informática, profissional liberal) influenciam a adoção deste plano setorial.
Este estudo dá a conhecer com profundidade aspetos relacionados com a utilização do USALI nos hotéis do Algarve (Portugal), contribuindo para ampliar o conhecimento sobre a adoção e aceitação do USALI.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-23
JournalRevista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión
VolumeXIII
Issue number26
Publication statusPublished - 2015

Keywords

  • USALI
  • sistema uniforme
  • contabilidade hoteleira
  • setor hoteleiro
  • Algarve

Cite this