A transformação de religiosidade em Portugal e na Grécia: uma comparação etnográfica da Nova Espiritualidade e pluralismo religioso no sul da Europa

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

Baseado em trabalho de terreno antropológico em Lisboa, Portugal e Atenas, Grécia, este artigo apresentará um relato comparativo da espiritualidade da Nova Era no Sul da Europa, uma área geográfica e sociocultural em que os estudos do fenômeno da Nova Era são escassos para encontrar. Vai demostrar como esta recente viragem para nova espiritualidade leva a uma transformação da religiosidade quotidiana e a um pluralismo religioso no qual as pessoas têm a escolha de seguir caminhos espirituais alternativas. O objetivo é focar em como essas práticas da espiritualidade da Nova Era, que variam de terapias alternativas, yoga e retiros de meditação para Xamanismo e Espiritismo, fazem o seu caminho para a vida quotidiana das pessoas, afetando as suas crenças e aspirações religiosas, desafiando a predominância do Cristianismo e reivindicando uma posição significativa na religiosidade portuguesa e grega mais persistentemente.
Original languageEnglish
Pages (from-to)66-80
Number of pages15
JournalREVER: Revista de Estudos da Religião
Volume16
Issue number3
DOIs
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Nova Era
  • Nova Espiritualidade
  • Pluralismo Religioso
  • Portugal
  • Grécia

Fingerprint Dive into the research topics of 'A transformação de religiosidade em Portugal e na Grécia: uma comparação etnográfica da Nova Espiritualidade e pluralismo religioso no sul da Europa'. Together they form a unique fingerprint.

Cite this