A Segurança Interna nas Presidências Portuguesas da União Europeia

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

O objetivo da presente comunicação é apresentar a forma como as questõesde segurança interna foram tratadas por Portugal, no âmbito das trêsPresidências Portuguesas da União Europeia (1992, 2000 e 2007). Começamospor enquadrar as Presidências Portuguesas da União e como Portugal seposicionava perante as questões europeias em cada um dos três exercíciospresidenciais, e as linhas mestras que caraterizaram as Presidências orareferidas. Consequentemente procuramos estudar a importância das matériasde segurança interna europeia, no decurso das três Presidências, as prioridadeque estas matérias tiveram, como foram introduzidas na agenda e quais asrazões da eventual priorização por Portugal. Por fim, comparamos arelevância que estas matérias tiveram nas três Presidências e as consequênciasda sua priorização ou não, no plano nacional e europeu..
Original languagePortuguese
Pages1-29
Number of pages29
Publication statusPublished - Mar 2016
EventVIII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
Duration: 10 Mar 201612 Mar 2016
Conference number: VIII
http://www.apcp.pt/congresso.php

Conference

ConferenceVIII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP)
CountryPortugal
CityLisboa
Period10/03/1612/03/16
Internet address

Keywords

  • União Europeia
  • Presidências Portuguesas UE

Cite this

Hermenegildo, R. (2016). A Segurança Interna nas Presidências Portuguesas da União Europeia. 1-29. Paper presented at VIII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP), Lisboa, Portugal.