A representação discursiva de mulheres e homens em posição de destaque: um estudo comparativo e exploratório

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Esta comunicação tem como objetivo perceber como é que mulheres e homens, em posição de destaque, se implicam nos discursos que produzem. Para tal, pretende-se analisar, de um lado, o modo como se constrói e configura a enunciação de mulheres pioneiras no exercício de cargos de destaque social; e, de outro lado, comparativamente, o modo como os seus sucessores – homens – se representam linguisticamente nessa mesma posição de destaque.
A análise enquadra-se na área da Linguística do Texto e do Discurso e orientou-se a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, tendo como suporte o conceito de folhado textual de Bronckart (1999). Mais especificamente, recorreu-se a instrumentos que compõem a camada mais profunda, ou seja, (a análise d)as unidades linguísticas que constituem os tipos de discurso e, consequentemente, que enquadram os mecanismos de implicação.
Para a análise, extraíram-se quatro textos de um corpus mais amplo, que configuram discursos políticos de tomada de posse – dois ao cargo de Primeiro-Ministro e dois ao de Presidente da Assembleia da República -, com o intuito de localizar marcas linguísticas que permitam verificar (i) como se distribuem e orquestram os tipos de discurso no texto, (ii) como determinam o grau de implicação das instâncias produtoras no texto e (iii) quais as implicações desses mecanismos para a construção e configuração da enunciação de mulheres e homens em posição de destaque social, numa lógica (social) de género.
Esta análise constituiu uma abordagem exploratória de um projeto em desenvolvimento. Não obstante, assumem-se como significativas as conclusões provisórias que parecem evidenciar-se: com efeito, tendo sido atestados diferentes posicionamentos enunciativos, observa-se tendencialmente mais envolvimento e mais implicação da instância produtora feminina no texto, colaborando para (re)pensar a influência e o poder da(s) mulher(es) na sociedade e equacionar modos de pensar e agir no que respeita aos estudos da linguagem e do género.
Original languagePortuguese
Title of host publicationLinguagens de poder
EditorsMaria Aldina Marques, Sérgio Guimarães
Place of PublicationV. N. Famalicão
PublisherEditora Húmus/CEHUM
Pages133-156
Number of pages23
ISBN (Print)978-989-755-430-8
Publication statusPublished - Nov 2019
EventCongresso Internacional Linguagens de Poder - Universidade do Minho, Braga, Portugal
Duration: 12 Jul 201813 Jul 2018

Conference

ConferenceCongresso Internacional Linguagens de Poder
CountryPortugal
CityBraga
Period12/07/1813/07/18

Keywords

  • Discurso
  • Mecanismos de implicação
  • Tipos de discurso
  • Posição de destaque
  • Género

Cite this

Joaquim, C. D. C. (2019). A representação discursiva de mulheres e homens em posição de destaque: um estudo comparativo e exploratório. In M. A. Marques, & S. Guimarães (Eds.), Linguagens de poder (pp. 133-156). Editora Húmus/CEHUM.