A (Re)forma das Reformas

Uma análise sociológica, económica e psicológica da reforma e do sistema de pensões

Ana Fernandes, Paula Cristina Albuquerque, António M. Fonseca

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A (RE)FORMA DAS REFORMAS analisa a questão das pensões em Portugal através de um olhar que cruza entre si perspetivas da Sociologia, da Economia e da Psicologia. Neste sentido, é dada primazia a uma abordagem focada na sociedade, na sustentabilidade económica e no indivíduo reformado ou a caminho de o ser. Apesar de as perspetivas em questão surgirem em três capítulos distintos sobre os riscos da proteção social na velhice, o sistema em reforma e a vida para além da reforma, respetivamente, a leitura dos mesmos pode ser feita separadamente ou em conjunto, de acordo com a vontade do leitor, sem que a coerência se perca.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherEdições Almedina
Number of pages160
ISBN (Print)9789724068688
Publication statusPublished - 2016

Cite this

Fernandes, Ana ; Albuquerque, Paula Cristina ; Fonseca, António M. / A (Re)forma das Reformas : Uma análise sociológica, económica e psicológica da reforma e do sistema de pensões. Lisboa : Edições Almedina, 2016. 160 p.
@book{10bf0d04064e48d99f240f3aba5eeda8,
title = "A (Re)forma das Reformas: Uma an{\'a}lise sociol{\'o}gica, econ{\'o}mica e psicol{\'o}gica da reforma e do sistema de pens{\~o}es",
abstract = "A (RE)FORMA DAS REFORMAS analisa a quest{\~a}o das pens{\~o}es em Portugal atrav{\'e}s de um olhar que cruza entre si perspetivas da Sociologia, da Economia e da Psicologia. Neste sentido, {\'e} dada primazia a uma abordagem focada na sociedade, na sustentabilidade econ{\'o}mica e no indiv{\'i}duo reformado ou a caminho de o ser. Apesar de as perspetivas em quest{\~a}o surgirem em tr{\^e}s cap{\'i}tulos distintos sobre os riscos da prote{\cc}{\~a}o social na velhice, o sistema em reforma e a vida para al{\'e}m da reforma, respetivamente, a leitura dos mesmos pode ser feita separadamente ou em conjunto, de acordo com a vontade do leitor, sem que a coer{\^e}ncia se perca.",
author = "Ana Fernandes and Albuquerque, {Paula Cristina} and Fonseca, {Ant{\'o}nio M.}",
note = "UID/SOC/04647/2013",
year = "2016",
language = "Portuguese",
isbn = "9789724068688",
publisher = "Edi{\cc}{\~o}es Almedina",

}

A (Re)forma das Reformas : Uma análise sociológica, económica e psicológica da reforma e do sistema de pensões. / Fernandes, Ana; Albuquerque, Paula Cristina; Fonseca, António M.

Lisboa : Edições Almedina, 2016. 160 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - A (Re)forma das Reformas

T2 - Uma análise sociológica, económica e psicológica da reforma e do sistema de pensões

AU - Fernandes, Ana

AU - Albuquerque, Paula Cristina

AU - Fonseca, António M.

N1 - UID/SOC/04647/2013

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - A (RE)FORMA DAS REFORMAS analisa a questão das pensões em Portugal através de um olhar que cruza entre si perspetivas da Sociologia, da Economia e da Psicologia. Neste sentido, é dada primazia a uma abordagem focada na sociedade, na sustentabilidade económica e no indivíduo reformado ou a caminho de o ser. Apesar de as perspetivas em questão surgirem em três capítulos distintos sobre os riscos da proteção social na velhice, o sistema em reforma e a vida para além da reforma, respetivamente, a leitura dos mesmos pode ser feita separadamente ou em conjunto, de acordo com a vontade do leitor, sem que a coerência se perca.

AB - A (RE)FORMA DAS REFORMAS analisa a questão das pensões em Portugal através de um olhar que cruza entre si perspetivas da Sociologia, da Economia e da Psicologia. Neste sentido, é dada primazia a uma abordagem focada na sociedade, na sustentabilidade económica e no indivíduo reformado ou a caminho de o ser. Apesar de as perspetivas em questão surgirem em três capítulos distintos sobre os riscos da proteção social na velhice, o sistema em reforma e a vida para além da reforma, respetivamente, a leitura dos mesmos pode ser feita separadamente ou em conjunto, de acordo com a vontade do leitor, sem que a coerência se perca.

M3 - Book

SN - 9789724068688

BT - A (Re)forma das Reformas

PB - Edições Almedina

CY - Lisboa

ER -