A recepção dos Ballets Russes na sua passagem por Lisboa em 1917

Research output: Contribution to conferenceAbstract

9 Downloads (Pure)

Abstract

A passagem por Lisboa dos Ballets Russes de Sergei Diaghilev no final do ano de 1917 constituiu indubitavelmente um momento marcante para a vida cultural portuguesa. De facto, o entusiasmo pelos espectáculos que aquela companhia de bailados realizou na capital do País esteve na origem de todo um conjunto de reflexões e criações artísticas da parte de várias figuras — intelectuais e artistas — de um modo ou outro associadas ao primeiro modernismo português, como são os casos, entre outros, de José de Almada Negreiros, Amadeu de Sousa Cardoso, José Pacheco, António Ferro e Rui Coelho. Verifica-se, com efeito, que a temática dos Ballets Russes era uma referência fundamental nos discursos das individualidades ligadas às correntes modernistas desse período.
A presente comunicação propõe-se, por meio da análise do discurso crítico produzido na imprensa periódica generalista e especializada, considerar a recepção dos Ballets Russes em Lisboa, em particular as ideias veiculadas no debate suscitado nessa ocasião. Este estudo assume como objectivo primordial a identificação dos conceitos que estavam em jogo nos discursos sobre as artes, especialmente a música, explorando possíveis dissemelhanças ao nível dos usos e significados associados, no sentido de melhor conhecer as diferentes perspectivas sobre o modernismo nas artes e de localizar as posições dos diversos intervenientes. Pretende-se, deste modo, fornecer um contributo não só para o enquadramento deste episódio no âmbito da vida cultural lisboeta no período da I República, mas também para a compreensão do diálogo inter- artes no contexto do primeiro modernismo português.
Original languagePortuguese
Pages1
Number of pages1
Publication statusPublished - 2013
EventSimpósio Cem Anos de Sagração da Primavera 1913-­2013 - Teatro Nacional de S. Carlos, Lisboa, Portugal
Duration: 27 Jul 201328 Jul 2013

Conference

ConferenceSimpósio Cem Anos de Sagração da Primavera 1913-­2013
CountryPortugal
CityLisboa
Period27/07/1328/07/13

Keywords

  • recepção
  • Ballets Russes
  • Sagração da Primavera

Cite this

Santos, L. M. L. D. (2013). A recepção dos Ballets Russes na sua passagem por Lisboa em 1917. 1. Abstract from Simpósio Cem Anos de Sagração da Primavera 1913-­2013, Lisboa, Portugal.