A reabilitação sustentável de edifícios de habitação

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Depois de várias décadas do séc. XX em que se investiu essencialmente em construções novas, descurando as existentes, chegou-se a uma situação em que o parque edificado está fortemente deteriorado. A consequente necessidade de intervenção em muitos edifícios para melhorar o cumprimento das exigências funcionais e satisfação dos níveis de conforto ambiental promove a importância da reabilitação urbana. A construção é uma das indústrias que mais consome materiais e recursos, sendo a maior parte destes, não renováveis. O agravamento da escassez de recursos aliado à importância de satisfazer as necessidades presentes salvaguardando as gerações futuras está na génese da construção sustentável. No contexto de afirmação da reabilitação urbana, torna-se indispensável a introdução do conceito de sustentabilidade no processo de reabilitação tradicional. Procura-se ainda que este enquadramento seja realizado através de uma ficha modelo que contribua para a disseminação do conceito de reabilitação sustentável e incentive a prática deste tipo de processo.
Original languagePortuguese
Title of host publicationCLME
Pages357-358
Publication statusPublished - 1 Jan 2011
Event6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia -
Duration: 1 Jan 2011 → …

Conference

Conference6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia
Period1/01/11 → …

Keywords

    Cite this

    @inproceedings{1f57b7ba2f354956aca6e775201bfcf9,
    title = "A reabilita{\cc}{\~a}o sustent{\'a}vel de edif{\'i}cios de habita{\cc}{\~a}o",
    abstract = "Depois de v{\'a}rias d{\'e}cadas do s{\'e}c. XX em que se investiu essencialmente em constru{\cc}{\~o}es novas, descurando as existentes, chegou-se a uma situa{\cc}{\~a}o em que o parque edificado est{\'a} fortemente deteriorado. A consequente necessidade de interven{\cc}{\~a}o em muitos edif{\'i}cios para melhorar o cumprimento das exig{\^e}ncias funcionais e satisfa{\cc}{\~a}o dos n{\'i}veis de conforto ambiental promove a import{\^a}ncia da reabilita{\cc}{\~a}o urbana. A constru{\cc}{\~a}o {\'e} uma das ind{\'u}strias que mais consome materiais e recursos, sendo a maior parte destes, n{\~a}o renov{\'a}veis. O agravamento da escassez de recursos aliado {\`a} import{\^a}ncia de satisfazer as necessidades presentes salvaguardando as gera{\cc}{\~o}es futuras est{\'a} na g{\'e}nese da constru{\cc}{\~a}o sustent{\'a}vel. No contexto de afirma{\cc}{\~a}o da reabilita{\cc}{\~a}o urbana, torna-se indispens{\'a}vel a introdu{\cc}{\~a}o do conceito de sustentabilidade no processo de reabilita{\cc}{\~a}o tradicional. Procura-se ainda que este enquadramento seja realizado atrav{\'e}s de uma ficha modelo que contribua para a dissemina{\cc}{\~a}o do conceito de reabilita{\cc}{\~a}o sustent{\'a}vel e incentive a pr{\'a}tica deste tipo de processo.",
    keywords = "Reabilita{\cc}{\~a}o, Edif{\'i}cios, Sustentabilidade",
    author = "Amado, {Miguel P.}",
    year = "2011",
    month = "1",
    day = "1",
    language = "Portuguese",
    pages = "357--358",
    booktitle = "CLME",

    }

    Amado, MP 2011, A reabilitação sustentável de edifícios de habitação. in CLME. pp. 357-358, 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia, 1/01/11.

    A reabilitação sustentável de edifícios de habitação. / Amado, Miguel P.

    CLME. 2011. p. 357-358.

    Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

    TY - GEN

    T1 - A reabilitação sustentável de edifícios de habitação

    AU - Amado, Miguel P.

    PY - 2011/1/1

    Y1 - 2011/1/1

    N2 - Depois de várias décadas do séc. XX em que se investiu essencialmente em construções novas, descurando as existentes, chegou-se a uma situação em que o parque edificado está fortemente deteriorado. A consequente necessidade de intervenção em muitos edifícios para melhorar o cumprimento das exigências funcionais e satisfação dos níveis de conforto ambiental promove a importância da reabilitação urbana. A construção é uma das indústrias que mais consome materiais e recursos, sendo a maior parte destes, não renováveis. O agravamento da escassez de recursos aliado à importância de satisfazer as necessidades presentes salvaguardando as gerações futuras está na génese da construção sustentável. No contexto de afirmação da reabilitação urbana, torna-se indispensável a introdução do conceito de sustentabilidade no processo de reabilitação tradicional. Procura-se ainda que este enquadramento seja realizado através de uma ficha modelo que contribua para a disseminação do conceito de reabilitação sustentável e incentive a prática deste tipo de processo.

    AB - Depois de várias décadas do séc. XX em que se investiu essencialmente em construções novas, descurando as existentes, chegou-se a uma situação em que o parque edificado está fortemente deteriorado. A consequente necessidade de intervenção em muitos edifícios para melhorar o cumprimento das exigências funcionais e satisfação dos níveis de conforto ambiental promove a importância da reabilitação urbana. A construção é uma das indústrias que mais consome materiais e recursos, sendo a maior parte destes, não renováveis. O agravamento da escassez de recursos aliado à importância de satisfazer as necessidades presentes salvaguardando as gerações futuras está na génese da construção sustentável. No contexto de afirmação da reabilitação urbana, torna-se indispensável a introdução do conceito de sustentabilidade no processo de reabilitação tradicional. Procura-se ainda que este enquadramento seja realizado através de uma ficha modelo que contribua para a disseminação do conceito de reabilitação sustentável e incentive a prática deste tipo de processo.

    KW - Reabilitação

    KW - Edifícios

    KW - Sustentabilidade

    M3 - Conference contribution

    SP - 357

    EP - 358

    BT - CLME

    ER -