A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal

uma identidade religiosa transnacional em movimento

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

12 Downloads (Pure)

Abstract

Nesta comunicação, apresentarei resultados preliminares de minha pesquisa de doutorado entre os devotos Hare Krishna em Portugal. Desenvolvo uma etnografia multisituada em Lisboa e no espaço virtual da Internet. "Sigo" a mobilidade dos devotos por outros territórios como a Índia e o Brasil, presencialmente ou virtualmente (Marcus, 1986). Os devotos Hare Krishna em Portugal são parte de uma comunidade transnacional, com predominância de brasileiros, russos, ucranianos, hindus do Nepal e da Índia, bem como portugueses das ex-colônias africanas que retornaram a Portugal, após a Revolução dos Cravos (Da Silva & Vasconcellos, 2012). Abordo o modo como a experiência musical dos devotos Hare Krishna através da prática de canto de mantras impulsiona a sua mobilidade. Viagens para visitar seu guru, participar de palestras ou tocar mantras em eventos e festivais Hare Krishnas fazem parte do cotidiano dos devotos que vivem em Portugal. Viagens para outras comunidades oferecem uma oportunidade de juntar-se a grupos maiores para a prática de cantar mantras acompanhados por músicos altamente qualificados. Pretendo, portanto, discutir como os devotos desenvolvem uma identidade religiosa coletiva em um contexto de mobilidade através da sua experiência musical.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAnais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia
EditorsCarmen Rial , Elisete Schwade
Place of PublicationBrasilia
PublisherABA
Pages1-11
Number of pages10
ISBN (Print)978-85-87942-28-9
Publication statusPublished - 1 Jan 2014
Event29a RBA - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brazil
Duration: 3 Aug 20146 Aug 2014

Publication series

Name29a Reunião Brasileira de Antropologia
PublisherABA

Conference

Conference29a RBA
CountryBrazil
CityNatal
Period3/08/146/08/14

Keywords

  • Mobilidade
  • Religião
  • Práticas musicais

Cite this

Baldelli, D. (2014). A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal: uma identidade religiosa transnacional em movimento. In C. Rial , & E. Schwade (Eds.), Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia (pp. 1-11). (29a Reunião Brasileira de Antropologia). Brasilia: ABA.
Baldelli, Debora. / A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal : uma identidade religiosa transnacional em movimento. Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia. editor / Carmen Rial ; Elisete Schwade. Brasilia : ABA, 2014. pp. 1-11 (29a Reunião Brasileira de Antropologia).
@inbook{14aef73cadf9461d96947515ba1bf696,
title = "A pr{\'a}tica musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal: uma identidade religiosa transnacional em movimento",
abstract = "Nesta comunica{\cc}{\~a}o, apresentarei resultados preliminares de minha pesquisa de doutorado entre os devotos Hare Krishna em Portugal. Desenvolvo uma etnografia multisituada em Lisboa e no espa{\cc}o virtual da Internet. {"}Sigo{"} a mobilidade dos devotos por outros territ{\'o}rios como a {\'I}ndia e o Brasil, presencialmente ou virtualmente (Marcus, 1986). Os devotos Hare Krishna em Portugal s{\~a}o parte de uma comunidade transnacional, com predomin{\^a}ncia de brasileiros, russos, ucranianos, hindus do Nepal e da {\'I}ndia, bem como portugueses das ex-col{\^o}nias africanas que retornaram a Portugal, ap{\'o}s a Revolu{\cc}{\~a}o dos Cravos (Da Silva & Vasconcellos, 2012). Abordo o modo como a experi{\^e}ncia musical dos devotos Hare Krishna atrav{\'e}s da pr{\'a}tica de canto de mantras impulsiona a sua mobilidade. Viagens para visitar seu guru, participar de palestras ou tocar mantras em eventos e festivais Hare Krishnas fazem parte do cotidiano dos devotos que vivem em Portugal. Viagens para outras comunidades oferecem uma oportunidade de juntar-se a grupos maiores para a pr{\'a}tica de cantar mantras acompanhados por m{\'u}sicos altamente qualificados. Pretendo, portanto, discutir como os devotos desenvolvem uma identidade religiosa coletiva em um contexto de mobilidade atrav{\'e}s da sua experi{\^e}ncia musical.",
keywords = "Mobilidade, Religi{\~a}o, Pr{\'a}ticas musicais",
author = "Debora Baldelli",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147236/PT# UID/EAT/00472/2013",
year = "2014",
month = "1",
day = "1",
language = "Portuguese",
isbn = "978-85-87942-28-9",
series = "29a Reuni{\~a}o Brasileira de Antropologia",
publisher = "ABA",
pages = "1--11",
editor = "{Rial }, Carmen and Elisete Schwade",
booktitle = "Anais da 29a Reuni{\~a}o Brasileira de Antropologia",

}

Baldelli, D 2014, A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal: uma identidade religiosa transnacional em movimento. in C Rial & E Schwade (eds), Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia. 29a Reunião Brasileira de Antropologia, ABA, Brasilia, pp. 1-11, 29a RBA, Natal, Brazil, 3/08/14.

A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal : uma identidade religiosa transnacional em movimento. / Baldelli, Debora.

Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia. ed. / Carmen Rial ; Elisete Schwade. Brasilia : ABA, 2014. p. 1-11 (29a Reunião Brasileira de Antropologia).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal

T2 - uma identidade religiosa transnacional em movimento

AU - Baldelli, Debora

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147236/PT# UID/EAT/00472/2013

PY - 2014/1/1

Y1 - 2014/1/1

N2 - Nesta comunicação, apresentarei resultados preliminares de minha pesquisa de doutorado entre os devotos Hare Krishna em Portugal. Desenvolvo uma etnografia multisituada em Lisboa e no espaço virtual da Internet. "Sigo" a mobilidade dos devotos por outros territórios como a Índia e o Brasil, presencialmente ou virtualmente (Marcus, 1986). Os devotos Hare Krishna em Portugal são parte de uma comunidade transnacional, com predominância de brasileiros, russos, ucranianos, hindus do Nepal e da Índia, bem como portugueses das ex-colônias africanas que retornaram a Portugal, após a Revolução dos Cravos (Da Silva & Vasconcellos, 2012). Abordo o modo como a experiência musical dos devotos Hare Krishna através da prática de canto de mantras impulsiona a sua mobilidade. Viagens para visitar seu guru, participar de palestras ou tocar mantras em eventos e festivais Hare Krishnas fazem parte do cotidiano dos devotos que vivem em Portugal. Viagens para outras comunidades oferecem uma oportunidade de juntar-se a grupos maiores para a prática de cantar mantras acompanhados por músicos altamente qualificados. Pretendo, portanto, discutir como os devotos desenvolvem uma identidade religiosa coletiva em um contexto de mobilidade através da sua experiência musical.

AB - Nesta comunicação, apresentarei resultados preliminares de minha pesquisa de doutorado entre os devotos Hare Krishna em Portugal. Desenvolvo uma etnografia multisituada em Lisboa e no espaço virtual da Internet. "Sigo" a mobilidade dos devotos por outros territórios como a Índia e o Brasil, presencialmente ou virtualmente (Marcus, 1986). Os devotos Hare Krishna em Portugal são parte de uma comunidade transnacional, com predominância de brasileiros, russos, ucranianos, hindus do Nepal e da Índia, bem como portugueses das ex-colônias africanas que retornaram a Portugal, após a Revolução dos Cravos (Da Silva & Vasconcellos, 2012). Abordo o modo como a experiência musical dos devotos Hare Krishna através da prática de canto de mantras impulsiona a sua mobilidade. Viagens para visitar seu guru, participar de palestras ou tocar mantras em eventos e festivais Hare Krishnas fazem parte do cotidiano dos devotos que vivem em Portugal. Viagens para outras comunidades oferecem uma oportunidade de juntar-se a grupos maiores para a prática de cantar mantras acompanhados por músicos altamente qualificados. Pretendo, portanto, discutir como os devotos desenvolvem uma identidade religiosa coletiva em um contexto de mobilidade através da sua experiência musical.

KW - Mobilidade

KW - Religião

KW - Práticas musicais

M3 - Chapter

SN - 978-85-87942-28-9

T3 - 29a Reunião Brasileira de Antropologia

SP - 1

EP - 11

BT - Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia

A2 - Rial , Carmen

A2 - Schwade, Elisete

PB - ABA

CY - Brasilia

ER -

Baldelli D. A prática musical dos devotos Hare Krishnas em Portugal: uma identidade religiosa transnacional em movimento. In Rial C, Schwade E, editors, Anais da 29a Reunião Brasileira de Antropologia. Brasilia: ABA. 2014. p. 1-11. (29a Reunião Brasileira de Antropologia).