A nova capela-mor setecentista da Catedral de Évora

Uma abordagem ao seu impacto na atividade musical de Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino

Research output: Contribution to journalArticle

35 Downloads (Pure)

Abstract

A Catedral de Évora viu duas grandes construções durante a primeira metade do século XVIII. A primeira foi a construção do novo edifício para o Colégio dos Moços do Coro e a segunda consistiu na edificação de uma nova capela-mor para a Catedral. Neste estudo é analisada a construção da capela-mor a partir da perspectiva do seu impacto na actividade musical da Catedral, nomeadamente a actividade dos dois mestres de capela que trabalharam na Catedral durante este período: Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino.
Original languageEnglish
Pages (from-to)77-92
Number of pages15
JournalArte y Patrimonio
Issue number3
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • Catedral de Évora
  • Música Sacra
  • Capela-mor
  • Pedro Vaz Rego
  • Ignácio António Celestino

Cite this

@article{e2477c4092b6404fa9df6d55a46cdb25,
title = "A nova capela-mor setecentista da Catedral de {\'E}vora: Uma abordagem ao seu impacto na atividade musical de Pedro Vaz Rego e Ign{\'a}cio Ant{\'o}nio Celestino",
abstract = "A Catedral de Évora viu duas grandes construções durante a primeira metade do século XVIII. A primeira foi a construção do novo edifício para o Colégio dos Moços do Coro e a segunda consistiu na edificação de uma nova capela-mor para a Catedral. Neste estudo é analisada a construção da capela-mor a partir da perspectiva do seu impacto na actividade musical da Catedral, nomeadamente a actividade dos dois mestres de capela que trabalharam na Catedral durante este período: Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino.",
keywords = "Catedral de {\'E}vora, M{\'u}sica Sacra, Capela-mor, Pedro Vaz Rego, Ignácio António Celestino",
author = "Lu{\'i}s Henriques",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013",
year = "2018",
language = "English",
pages = "77--92",
journal = "Arte y Patrimonio",
issn = "2530-0814",
number = "3",

}

TY - JOUR

T1 - A nova capela-mor setecentista da Catedral de Évora

T2 - Uma abordagem ao seu impacto na atividade musical de Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino

AU - Henriques, Luís

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147237/PT# UID/EAT/00693/2013

PY - 2018

Y1 - 2018

N2 - A Catedral de Évora viu duas grandes construções durante a primeira metade do século XVIII. A primeira foi a construção do novo edifício para o Colégio dos Moços do Coro e a segunda consistiu na edificação de uma nova capela-mor para a Catedral. Neste estudo é analisada a construção da capela-mor a partir da perspectiva do seu impacto na actividade musical da Catedral, nomeadamente a actividade dos dois mestres de capela que trabalharam na Catedral durante este período: Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino.

AB - A Catedral de Évora viu duas grandes construções durante a primeira metade do século XVIII. A primeira foi a construção do novo edifício para o Colégio dos Moços do Coro e a segunda consistiu na edificação de uma nova capela-mor para a Catedral. Neste estudo é analisada a construção da capela-mor a partir da perspectiva do seu impacto na actividade musical da Catedral, nomeadamente a actividade dos dois mestres de capela que trabalharam na Catedral durante este período: Pedro Vaz Rego e Ignácio António Celestino.

KW - Catedral de Évora

KW - Música Sacra

KW - Capela-mor

KW - Pedro Vaz Rego

KW - Ignácio António Celestino

M3 - Article

SP - 77

EP - 92

JO - Arte y Patrimonio

JF - Arte y Patrimonio

SN - 2530-0814

IS - 3

ER -