A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa

o estado da arte e uma visão para o futuro

Research output: Contribution to conferenceAbstract

Abstract

Nos últimos cerca de quinze anos, graças às pesquisas e publicações de um número cada vez maior de estudiosos nos dois lados do Atlântico, houve um avanço significativo no nosso conhecimento sobre aspectos da história da música em Portugal e no Brasil - e especialmente no que diz respeito à sua inseparabilidade. Nesta apresentação procuramos realizar um levantamento dos contributos de uma série de instituições e indivíduos (através de teses, artigos, comunicações em eventos científicos, etc.), numa tentativa de expôr o "estado da arte" em Portugal. Esta nova realidade permite propor não só a continuação de iniciativas em determinadas áreas específicas, mas também, pela primeira vez, uma história de música em Portugal e no Brasil coletiva e de grande porte. Exporemos um esboço preliminar do projeto este sentido que o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) está a desenvolver, com musicólogos tanto no Brasil como em Portugal.
Original languagePortuguese
Pages21-22
Number of pages2
Publication statusPublished - 2016
EventXI Encontro de Musicologia - Instituto de Artes e Design (IAD), Juiz de Fora, Brazil
Duration: 21 Jul 201622 Feb 2017
http://www.promusicaufjf.com.br/xiemh/

Conference

ConferenceXI Encontro de Musicologia
CountryBrazil
CityJuiz de Fora
Period21/07/1622/02/17
Internet address

Keywords

  • Musicologia histórica
  • Estado da arte
  • História temática
  • Historical musicology
  • State of the art
  • Thematic history

Cite this

Cranmer, D. J. (2016). A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa: o estado da arte e uma visão para o futuro. 21-22. Abstract from XI Encontro de Musicologia, Juiz de Fora, Brazil.
@conference{da3161c713c949efbb4fde21ede54003,
title = "A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa: o estado da arte e uma vis{\~a}o para o futuro",
abstract = "Nos {\'u}ltimos cerca de quinze anos, gra{\cc}as {\`a}s pesquisas e publica{\cc}{\~o}es de um n{\'u}mero cada vez maior de estudiosos nos dois lados do Atl{\^a}ntico, houve um avan{\cc}o significativo no nosso conhecimento sobre aspectos da hist{\'o}ria da m{\'u}sica em Portugal e no Brasil - e especialmente no que diz respeito {\`a} sua inseparabilidade. Nesta apresenta{\cc}{\~a}o procuramos realizar um levantamento dos contributos de uma s{\'e}rie de institui{\cc}{\~o}es e indiv{\'i}duos (atrav{\'e}s de teses, artigos, comunica{\cc}{\~o}es em eventos cient{\'i}ficos, etc.), numa tentativa de exp{\^o}r o {"}estado da arte{"} em Portugal. Esta nova realidade permite propor n{\~a}o s{\'o} a continua{\cc}{\~a}o de iniciativas em determinadas {\'a}reas espec{\'i}ficas, mas tamb{\'e}m, pela primeira vez, uma hist{\'o}ria de m{\'u}sica em Portugal e no Brasil coletiva e de grande porte. Exporemos um esbo{\cc}o preliminar do projeto este sentido que o Centro de Estudos de Sociologia e Est{\'e}tica Musical (CESEM) est{\'a} a desenvolver, com music{\'o}logos tanto no Brasil como em Portugal.",
keywords = "Musicologia hist{\'o}rica, Estado da arte, Hist{\'o}ria tem{\'a}tica, Historical musicology, State of the art, Thematic history",
author = "Cranmer, {David John}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136075/PT# PEst-OE/EAT/UI0693/2014; null ; Conference date: 21-07-2016 Through 22-02-2017",
year = "2016",
language = "Portuguese",
pages = "21--22",
url = "http://www.promusicaufjf.com.br/xiemh/",

}

Cranmer, DJ 2016, 'A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa: o estado da arte e uma visão para o futuro' XI Encontro de Musicologia, Juiz de Fora, Brazil, 21/07/16 - 22/02/17, pp. 21-22.

A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa : o estado da arte e uma visão para o futuro. / Cranmer, David John.

2016. 21-22 Abstract from XI Encontro de Musicologia, Juiz de Fora, Brazil.

Research output: Contribution to conferenceAbstract

TY - CONF

T1 - A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa

T2 - o estado da arte e uma visão para o futuro

AU - Cranmer, David John

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136075/PT# PEst-OE/EAT/UI0693/2014

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - Nos últimos cerca de quinze anos, graças às pesquisas e publicações de um número cada vez maior de estudiosos nos dois lados do Atlântico, houve um avanço significativo no nosso conhecimento sobre aspectos da história da música em Portugal e no Brasil - e especialmente no que diz respeito à sua inseparabilidade. Nesta apresentação procuramos realizar um levantamento dos contributos de uma série de instituições e indivíduos (através de teses, artigos, comunicações em eventos científicos, etc.), numa tentativa de expôr o "estado da arte" em Portugal. Esta nova realidade permite propor não só a continuação de iniciativas em determinadas áreas específicas, mas também, pela primeira vez, uma história de música em Portugal e no Brasil coletiva e de grande porte. Exporemos um esboço preliminar do projeto este sentido que o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) está a desenvolver, com musicólogos tanto no Brasil como em Portugal.

AB - Nos últimos cerca de quinze anos, graças às pesquisas e publicações de um número cada vez maior de estudiosos nos dois lados do Atlântico, houve um avanço significativo no nosso conhecimento sobre aspectos da história da música em Portugal e no Brasil - e especialmente no que diz respeito à sua inseparabilidade. Nesta apresentação procuramos realizar um levantamento dos contributos de uma série de instituições e indivíduos (através de teses, artigos, comunicações em eventos científicos, etc.), numa tentativa de expôr o "estado da arte" em Portugal. Esta nova realidade permite propor não só a continuação de iniciativas em determinadas áreas específicas, mas também, pela primeira vez, uma história de música em Portugal e no Brasil coletiva e de grande porte. Exporemos um esboço preliminar do projeto este sentido que o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) está a desenvolver, com musicólogos tanto no Brasil como em Portugal.

KW - Musicologia histórica

KW - Estado da arte

KW - História temática

KW - Historical musicology

KW - State of the art

KW - Thematic history

M3 - Abstract

SP - 21

EP - 22

ER -