A Música Teatral ao serviço do esclarecimento e da afirmação nacional: regra ou exceção no contexto da reforma teatral liberal portuguesa? - Uma reflexão em volta do drama histórico O Alcaide de Faro, de Costa Cascais com música de Santos Pinto (Lisboa, Teatro D. Maria II, 1848)

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

5 Downloads (Pure)

Abstract

O drama histórico português teve uma representatividade considerável nos palcos de Lisboa na primeira metade do século XIX. Com maior ou menor grau de intervenção, a música constituía um dos elementos postos em marcha na conversão dostextos dramáticos em espetáculos teatrais, lado a lado com a corporização dos personagens pelos atores, a cenografia ou a luz. Este artigo discute em que medida essa dimensão musical participa na missão de afirmação nacional e de esclarecimento que os dramaturgos engajados com a reforma teatral liberal portuguesa procuravam alcançar,através da análise de um drama histórico concreto.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do Congresso Internacional “Música, Cultura e Identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido”
EditorsRuthe Zoboli Pocebon
Place of PublicationLisboa
PublisherCESEM, Caravelas
Pages195-209
Number of pages14
ISBN (Electronic)978-989-97732-7-1
Publication statusPublished - 2016
EventCongresso Internacional “Música, cultura e identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido - Universidade de S. Paulo, S. Paulo, Brazil
Duration: 25 Nov 201527 Nov 2015
http://www.caravelas.com.pt/Congresso_Caravelas_Reino_Unido.html

Conference

ConferenceCongresso Internacional “Música, cultura e identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido
CountryBrazil
CityS. Paulo
Period25/11/1527/11/15
Internet address

Keywords

  • Música
  • Teatro
  • Drama Histórico
  • Reforma Teatral

Cite this