A Literatura Ensina-se?:

Estudos de Teoria Literária

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A razão da escolha da Teoria da Literatura para objecto desta investigação consiste no facto de ser a disciplina onde, no âmbito dos estudos literários, tal esquecimento pode ser mais facilmente anulado. Acredito seriamente na possibilidade de abrir o horizonte ontológico da crítica a um exercício especulativo-criativo na melhor tradição filosófica que vem de Sócrates até aos filósofos contemporâneos da linguagem. Acredito que uma correcta abordagem dos assuntos teóricos da literatura pode contribuir para uma aprendizagem heurística do significado das obras de arte literária, para um melhor entendimento da linguagem dos textos e para uma maior aptidão para exercer autonomamente a crítica desses mesmos textos. Acredito que o trabalho teórico da literatura conduz a uma espécie singular de arte, tão indefinível como o apeiron de Anaximandro mas ao mesmo tempo tão rigorosa como a skepsis de Platão.
Original languagePortuguese
Number of pages188
Publication statusPublished - 5 Jan 2018

Publication series

NameObras completas
PublisherCreateSpace Independent Publishing Platform
No.6

Cite this

@book{3e7408ed13cf4d50a889a8db0b31fafe,
title = "A Literatura Ensina-se?:: Estudos de Teoria Liter{\'a}ria",
abstract = "A raz{\~a}o da escolha da Teoria da Literatura para objecto desta investiga{\cc}{\~a}o consiste no facto de ser a disciplina onde, no {\^a}mbito dos estudos liter{\'a}rios, tal esquecimento pode ser mais facilmente anulado. Acredito seriamente na possibilidade de abrir o horizonte ontol{\'o}gico da cr{\'i}tica a um exerc{\'i}cio especulativo-criativo na melhor tradi{\cc}{\~a}o filos{\'o}fica que vem de S{\'o}crates at{\'e} aos fil{\'o}sofos contempor{\^a}neos da linguagem. Acredito que uma correcta abordagem dos assuntos te{\'o}ricos da literatura pode contribuir para uma aprendizagem heur{\'i}stica do significado das obras de arte liter{\'a}ria, para um melhor entendimento da linguagem dos textos e para uma maior aptid{\~a}o para exercer autonomamente a cr{\'i}tica desses mesmos textos. Acredito que o trabalho te{\'o}rico da literatura conduz a uma esp{\'e}cie singular de arte, t{\~a}o indefin{\'i}vel como o apeiron de Anaximandro mas ao mesmo tempo t{\~a}o rigorosa como a skepsis de Plat{\~a}o.",
author = "Carlos Ceia",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147374/PT# UID/ELT/04097/2013",
year = "2018",
month = "1",
day = "5",
language = "Portuguese",
isbn = "978-1983607271",
series = "Obras completas",
publisher = "CreateSpace Independent Publishing Platform",
number = "6",

}

A Literatura Ensina-se?: Estudos de Teoria Literária. / Ceia, Carlos.

2018. 188 p. (Obras completas; No. 6).

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - A Literatura Ensina-se?:

T2 - Estudos de Teoria Literária

AU - Ceia, Carlos

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147374/PT# UID/ELT/04097/2013

PY - 2018/1/5

Y1 - 2018/1/5

N2 - A razão da escolha da Teoria da Literatura para objecto desta investigação consiste no facto de ser a disciplina onde, no âmbito dos estudos literários, tal esquecimento pode ser mais facilmente anulado. Acredito seriamente na possibilidade de abrir o horizonte ontológico da crítica a um exercício especulativo-criativo na melhor tradição filosófica que vem de Sócrates até aos filósofos contemporâneos da linguagem. Acredito que uma correcta abordagem dos assuntos teóricos da literatura pode contribuir para uma aprendizagem heurística do significado das obras de arte literária, para um melhor entendimento da linguagem dos textos e para uma maior aptidão para exercer autonomamente a crítica desses mesmos textos. Acredito que o trabalho teórico da literatura conduz a uma espécie singular de arte, tão indefinível como o apeiron de Anaximandro mas ao mesmo tempo tão rigorosa como a skepsis de Platão.

AB - A razão da escolha da Teoria da Literatura para objecto desta investigação consiste no facto de ser a disciplina onde, no âmbito dos estudos literários, tal esquecimento pode ser mais facilmente anulado. Acredito seriamente na possibilidade de abrir o horizonte ontológico da crítica a um exercício especulativo-criativo na melhor tradição filosófica que vem de Sócrates até aos filósofos contemporâneos da linguagem. Acredito que uma correcta abordagem dos assuntos teóricos da literatura pode contribuir para uma aprendizagem heurística do significado das obras de arte literária, para um melhor entendimento da linguagem dos textos e para uma maior aptidão para exercer autonomamente a crítica desses mesmos textos. Acredito que o trabalho teórico da literatura conduz a uma espécie singular de arte, tão indefinível como o apeiron de Anaximandro mas ao mesmo tempo tão rigorosa como a skepsis de Platão.

M3 - Book

SN - 978-1983607271

T3 - Obras completas

BT - A Literatura Ensina-se?:

ER -