A integração de ferramentas digitais no ensino presencial de línguas para fins específicos: O caso do inglês e do espanhol de negócios

Alberto Gómez, Maria João Ferro

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

4 Downloads (Pure)

Abstract

Este trabalho analisa, a partir da nossa experiência docente, as vantagens e as desvantagens que apresentam as ferramentas digitais como elemento de apoio para o ensino de línguas para fins específicos.
O rápido desenvolvimento das novas tecnologias nas últimas décadas e o surgimento da sociedade da informação têm provocado mudanças
profundas no nosso quotidiano. Entre essas mudanças está como procuramos e interagimos com a informação e a nossa forma de aprender. Todas estas mudanças colocam novos desafios ao ensino presencial de línguas e fazem com que o recurso às tecnologias da informação e da comunicação e às ferramentas digitais seja hoje incontornável.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar algumas estratégias que nos permitam selecionar as ferramentas e os recursos mais indicados para tornar a aula de línguas para fins específicos mais produtiva e adequada às necessidades específicas dos alunos. Por outro lado, analisa-se o potencial deste tipo de ferramentas, nomeadamente os blogues, e as adaptações necessárias para as tornar úteis no processo de ensino-aprendizagem e, em particular, como recurso adequado para favorecer a autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Apresentamos os resultados de um inquérito efetuado no contexto do ensino de línguas para fins específicos, demonstrando que os próprios alunos consideram a utilização do blogue interessante e útil para a aprendizagem da língua.
Original languagePortuguese
Title of host publicationInovação e Tecnologia no Ensino de Línguas
Subtitle of host publicationReflexões e Perspectivas de Ação em Contextos Educacionais DIversos
EditorsMargarida Martins, Isabelle Simões Marques, Katja Göttsche, Ana Setien, Antonio Chenoll, Jeffrey Childs, Susana Oliveira
PublisherUniversidade Aberta
Pages43-51
Number of pages8
ISBN (Electronic)978-972-674-867-0
Publication statusPublished - 2020
EventInnovation and Technology in Language Teaching - Palácio Ceia, Lisboa, Portugal
Duration: 7 Dec 20187 Dec 2018
https://elonuab2018.wordpress.com/ev/

Conference

ConferenceInnovation and Technology in Language Teaching
CountryPortugal
CityLisboa
Period7/12/187/12/18
Internet address

Keywords

  • Blogue
  • Didática de línguas para fins específicos
  • Gamificação
  • Tecnologias da Informação e Comunicação

Cite this

Gómez, A., & Ferro, M. J. (2020). A integração de ferramentas digitais no ensino presencial de línguas para fins específicos: O caso do inglês e do espanhol de negócios. In M. Martins, I. Simões Marques, K. Göttsche, A. Setien, A. Chenoll, J. Childs, & S. Oliveira (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Reflexões e Perspectivas de Ação em Contextos Educacionais DIversos (pp. 43-51). Universidade Aberta.