A Institucionalização das Literaturas Africanas como Problema Filosófico

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

A partir da Filosofia da Literatura, problematiza-se o carácter institucional das Literaturas Africanas, tanto como instituição literária e quanto como instituição acadêmica. Traz-se, para tanto, a Teoria institucional, sob uma conceção sociológica e sob uma conceção pragmática ou analítica da literatura. Trata-se de questões como monismo e pluralismo das interpretações da literatura e vislumbra-se a textualidade e o texto oral. Discute-se também o posicionamento crítico de Wittgenstein e Quine contra o sectarismo filosófico. Finalmente, discorre-se sobre a
Filosofia Analítica e instituição literária em África, sobre Filosofia da Literatura e texto oral, a fim de posicionar-se quanto a seguinte pergunta: o que são as Literaturas Africanas?
Original languagePortuguese
Pages (from-to)125-135
Number of pages10
JournalContraCorrente : Revista de Estudos Literários e da Cultura
Volume7
Publication statusPublished - 2015

Keywords

  • Filosofia da Literatura
  • Wittgenstein
  • Quine
  • Literaturas africanas

Cite this

@article{3df1f29cf5444a59900daa41ee14b556,
title = "A Institucionaliza{\cc}{\~a}o das Literaturas Africanas como Problema Filos{\'o}fico",
abstract = "A partir da Filosofia da Literatura, problematiza-se o car{\'a}cter institucional das Literaturas Africanas, tanto como institui{\cc}{\~a}o liter{\'a}ria e quanto como institui{\cc}{\~a}o acad{\^e}mica. Traz-se, para tanto, a Teoria institucional, sob uma conce{\cc}{\~a}o sociol{\'o}gica e sob uma conce{\cc}{\~a}o pragm{\'a}tica ou anal{\'i}tica da literatura. Trata-se de quest{\~o}es como monismo e pluralismo das interpreta{\cc}{\~o}es da literatura e vislumbra-se a textualidade e o texto oral. Discute-se tamb{\'e}m o posicionamento cr{\'i}tico de Wittgenstein e Quine contra o sectarismo filos{\'o}fico. Finalmente, discorre-se sobre aFilosofia Anal{\'i}tica e institui{\cc}{\~a}o liter{\'a}ria em {\'A}frica, sobre Filosofia da Literatura e texto oral, a fim de posicionar-se quanto a seguinte pergunta: o que s{\~a}o as Literaturas Africanas?",
keywords = "Filosofia da Literatura , Wittgenstein , Quine , Literaturas africanas",
author = "Kandjimbo, {Lu{\'i}s Domingos}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013",
year = "2015",
language = "Portuguese",
volume = "7",
pages = "125--135",
journal = "ContraCorrente : Revista de Estudos Liter{\'a}rios e da Cultura",
issn = "2178-4744",

}

TY - JOUR

T1 - A Institucionalização das Literaturas Africanas como Problema Filosófico

AU - Kandjimbo , Luís Domingos

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - A partir da Filosofia da Literatura, problematiza-se o carácter institucional das Literaturas Africanas, tanto como instituição literária e quanto como instituição acadêmica. Traz-se, para tanto, a Teoria institucional, sob uma conceção sociológica e sob uma conceção pragmática ou analítica da literatura. Trata-se de questões como monismo e pluralismo das interpretações da literatura e vislumbra-se a textualidade e o texto oral. Discute-se também o posicionamento crítico de Wittgenstein e Quine contra o sectarismo filosófico. Finalmente, discorre-se sobre aFilosofia Analítica e instituição literária em África, sobre Filosofia da Literatura e texto oral, a fim de posicionar-se quanto a seguinte pergunta: o que são as Literaturas Africanas?

AB - A partir da Filosofia da Literatura, problematiza-se o carácter institucional das Literaturas Africanas, tanto como instituição literária e quanto como instituição acadêmica. Traz-se, para tanto, a Teoria institucional, sob uma conceção sociológica e sob uma conceção pragmática ou analítica da literatura. Trata-se de questões como monismo e pluralismo das interpretações da literatura e vislumbra-se a textualidade e o texto oral. Discute-se também o posicionamento crítico de Wittgenstein e Quine contra o sectarismo filosófico. Finalmente, discorre-se sobre aFilosofia Analítica e instituição literária em África, sobre Filosofia da Literatura e texto oral, a fim de posicionar-se quanto a seguinte pergunta: o que são as Literaturas Africanas?

KW - Filosofia da Literatura

KW - Wittgenstein

KW - Quine

KW - Literaturas africanas

M3 - Article

VL - 7

SP - 125

EP - 135

JO - ContraCorrente : Revista de Estudos Literários e da Cultura

JF - ContraCorrente : Revista de Estudos Literários e da Cultura

SN - 2178-4744

ER -