A importância dos carismas e prodígios na obra de Ibn al’Arīf

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Ibn al‘Arīf (1088-1141), um místico importante do Sufismo no al-Andalus, destacou-se através das obras Mahāsin al-majālis (Esplendores dos Ensinamentos Sufis), onde refere as diferentes etapas do caminho espiritual e Miftāḥal-sa’āda wataḥqīq ṭarīq al-sa’āda (A chave da Felicidde e a Realização do Caminho Espiritual do Êxtase), onde o autor apresenta algumas orações, textos de exegese corânica e ciência religiosa, teologia e etapas do caminho espiritual, entre outros temas.
Para além disso, as obras acima referidas desenvolvem dois dos aspectos relevantes do misticismo islâmico que apenas os santos podem ter: os carismas e os prodígios. Assim, e seguindo uma tradição oriunda desde o início da mística islâmica, Ibn al’Arīf refere os diversos dons que os ascetas e sufis podem excercer durante a vida, ou mesmo após a morte, tornando-os seres eleitos e de excepcão.
Original languagePortuguese
Title of host publicationMisticismo en el-Magreb y al-Andalus
Subtitle of host publicationHistoria, Arqueología, Arquitectura, Pensamiento y Poesía
EditorsAhmed Tahiri, Fatima Zahra Aitoutouhen Temsamani
Place of PublicationTánger
PublisherPublicaciones Fundación al-Idrisi Hispano Marroquí
Pages149-158
Number of pages10
ISBN (Print)978-9954-9484-1-5
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Ibn al‘Arīf
  • Sufismo
  • Al-Andalus
  • Carismas
  • Prodígios

Cite this

Nunes, N. M. L. (2017). A importância dos carismas e prodígios na obra de Ibn al’Arīf. In A. Tahiri, & F. Z. Aitoutouhen Temsamani (Eds.), Misticismo en el-Magreb y al-Andalus: Historia, Arqueología, Arquitectura, Pensamiento y Poesía (pp. 149-158). Tánger: Publicaciones Fundación al-Idrisi Hispano Marroquí.