A importância da disseminação de informação geográfica para o ordenamento do território: O caso da extração de imagens de satélite Landsat

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

Abstract

As tecnologias de informação alteraram a dinâmica da sociedade. A forma como se ensina, aprende e se utilizam os seus benefícios. A velocidade com que a informação é gerada tem de ser acompanhada pelo ritmo da sua assimilação. A disseminação da informação é fundamental para gerar conhecimento. A sua utilização num processo de análise espacial é tanto mais eficaz, quanto mais ágeis forem as várias etapas que o compõem.
A deteção remota tem tido, em complementaridade com os SIG, uma evolução notável, quer pelo aumento da resolução, quer pelo avanço dos algoritmos de análise espacial. No entanto, ela não tem sido, em muitos casos, acompanhada por formas expeditas de extração da informação, criando inércia nos processos de disseminação da informação.
Esta comunicação pretende assim demonstrar a versatilidade de uma plataforma, criada “de raíz”, em linguagem R, que agiliza um conjunto de operações: pesquisa, recolha, organização, integração e tratamento das imagens.
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geógrafos
Pages259-264
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this