A imparidade em goodwill como estratégia de gestão de resultados: Análise comparada: Bolsas de Lisboa e Madrid

Cristina Gonçalves, Efigénio Rebelo, Leonor Fernandes Ferreira, Joaquim Sant'ana Fernandes

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

Abstract

O objetivo deste estudo é determinar se o reconhecimento de perdas por imparidade em goodwill, é influenciado por políticas de gestão que configuram estratégias big bath.
Analisando uma amostra de empresas com títulos admitidos à cotação nas bolsas de Lisboa e Madrid, encontrou-se evidência na gestão dos resultados através da imparidade em goodwill, sugerindo práticas eticamente questionáveis. Contribui-se para a literatura, ao completar um conjunto de indicadores que tornam mais robustas as conclusões sobre as práticas de big bath e pela análise comparada entre países, classificados culturalmente no mesmo sistema contabilístico e onde as contas consolidadas são preparadas de acordo com o mesmo referencial normativo, numa investigação que segue uma abordagem positivista, na procura de relações causais potencialmente explicativas do reconhecimento de imparidade em goodwill.
Os resultados permitem discutir a eficiência dos mecanismos consagrados nas normas contabilísticas e a eficácia de atuação das entidades que controlam e auditam a informação.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)5-33
JournalContabilidade e Gestão (The Portuguese Journal of Accounting and Management)
Volume24
Issue numberNovembro
Publication statusPublished - Nov 2020

Keywords

  • Goodwill
  • Imparidade em goodwill
  • Gestão de resultados

Cite this