A ideia de local e global na história musical açoriana: O caso da cidade da Horta na segunda metade do século XIX

    Research output: Contribution to conferencePaper

    Abstract

    A dispersão e isolamento das ilhas dos Açores proporcionaram ao longo dos séculos o estabelecimento de culturas próprias dentro de uma identidade regional. No que à história da música no arquipélago diz respeito, apesar desta identidade regional, cada ilha manteve uma dinâmica musical muito própria, geralmente assente nos interesses e vivências particulares dos respectivos habitantes. Este estudo incide sobre três aspectos da história musical da cidade da Horta na segunda metade do século XIX: a música sacra, as orchestras e as bandas filarmónicas. Em cada um destes tipos de agrupamentos musicais encontra-se uma narrativa que é, na sua essência, local, mas que também absorve elementos de contextos mais globais, que podem ser estratificados em camadas regionais, nacionais ou, até mesmo, internacionais. Dos agrupamentos criados ao longo do século XIX, as bandas filarmónicas têm sido os mais estudados (sobretudo pela sua natureza comunitária), muito devido à sua proximidade das comunidades e ao facto de muitas ainda estarem actualmente em actividade. No respeitante aos agrupamentos de música sacra – nomeadamente as capelas e a prática organística – assim como as orchestras, estes foram-se extinguindo gradualmente ou, no caso das orchestras, substituídos por agrupamentos de outras características. Desta forma, o presente estudo tem ainda como objectivo a reintegração de práticas musicais hoje desaparecidas no seu contexto local focando o impacto que as várias camadas anteriormente referidas tiveram na sua actividade, não só em termos do contacto entre músicos, mas também em termos da circulação de repertórios técnicas e instrumentário.
    Original languagePortuguese
    Publication statusPublished - Sep 2017
    EventConceito, Práticas e Desafios na Contemporaneidade: I Congresso Internacional de História Local - Centro Cultural de Cascais, Portugal
    Duration: 28 Sep 201729 Sep 2017

    Conference

    ConferenceConceito, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
    CountryPortugal
    Period28/09/1729/09/17

    Keywords

    • Música Instrumental
    • Música sacra
    • Orchestras
    • Bandas Filarmónicas
    • Horta, Açores (Portugal)
    • Século XIX

    Cite this

    Henriques, L. (2017). A ideia de local e global na história musical açoriana: O caso da cidade da Horta na segunda metade do século XIX. Paper presented at Conceito, Práticas e Desafios na Contemporaneidade, Portugal.