A História da Cultura e das Artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania

Virgínia Baptista, Paulo Marques Alves

Research output: Contribution to journalArticlepeer-review

10 Downloads (Pure)

Abstract

Este artigo pretende analisar a situação da disciplina de História da Cultura e das Artes, concretamente a visibilidade das mulheres artistas nos documentos desta disciplina do ensino secundário, e os seus impactos para a inclusão e a cidadania em Portugal. Para este objetivo, analisámos os principais documentos emanados do Ministério da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano) e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes. Debruçámo-nos, também sobre os manuais adotados pelo grupo disciplinar.
Constatámos que nos dois manuais, do 10.º e 11.º anos, apenas foram retratadas 14 mulheres artistas, a maioria inseridas no período contemporâneo e no espaço geográfico europeu.
A partir das indagações, reflexões e críticas dos/as alunos/as sobre esta invisibilidade adotou-se uma prática docente que incluiu metodologias de investigação, sessões científicas com especialistas, realização de trabalhos que proporcionassem uma visão mais global da História da Cultura e das Artes, integrando mulheres artistas de todo o mundo. Finalizamos com o estado da arte sobre a visibilidade das mulheres nas artes.
Original languagePortuguese
Article numbere393
Pages (from-to)1-23
Number of pages23
JournalDa investigação às práticas: estudos de natureza educacional
Volume14
Issue number3
DOIs
Publication statusPublished - 5 Dec 2024

Keywords

  • Educação
  • Arte
  • Mulheres
  • Inclusão
  • Cidadania

Cite this