A Guerra de Espanha na Raia Luso-Espanhola

Resistências, Solidariedades e usos da Memória

Research output: Book/ReportBook

Abstract

A guerra civil de Espanha foi um conflito nacional à escala internacional que trespassou a fronteira portuguesa, rompendo abruptamente a vida quotidiana das populações locais. A violência e a tragédia humana vivida e testemunhada por milhares de pessoas justificam que gerações inteiras conservem a memória do acontecimento, assinalando as suas posições éticas e as suas visões do mundo. No concelho de Barrancos, na raia do Baixo Alentejo, ocorreram dois dos maiores fluxos de refugiados espanhóis para território português formados por grupos ideologicamente opostos, cujo acolhimento legitima a construção de uma memória social alicerçada na solidariedade como valor identitário da comunidade.
Original languagePortuguese
PublisherEdições Colibri
Number of pages390
ISBN (Print)978-989-689-598-3
Publication statusPublished - 2016

Cite this

@book{1b6b244cfba441df914910397196b56b,
title = "A Guerra de Espanha na Raia Luso-Espanhola: Resist{\^e}ncias, Solidariedades e usos da Mem{\'o}ria",
abstract = "A guerra civil de Espanha foi um conflito nacional {\`a} escala internacional que trespassou a fronteira portuguesa, rompendo abruptamente a vida quotidiana das popula{\cc}{\~o}es locais. A viol{\^e}ncia e a trag{\'e}dia humana vivida e testemunhada por milhares de pessoas justificam que gera{\cc}{\~o}es inteiras conservem a mem{\'o}ria do acontecimento, assinalando as suas posi{\cc}{\~o}es {\'e}ticas e as suas vis{\~o}es do mundo. No concelho de Barrancos, na raia do Baixo Alentejo, ocorreram dois dos maiores fluxos de refugiados espanh{\'o}is para territ{\'o}rio portugu{\^e}s formados por grupos ideologicamente opostos, cujo acolhimento legitima a constru{\cc}{\~a}o de uma mem{\'o}ria social alicer{\cc}ada na solidariedade como valor identit{\'a}rio da comunidade.",
author = "Sim{\~o}es, {Maria Dulce}",
note = "UID/EAT/00472/2013 SFRH/BPD/89108/2012",
year = "2016",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-689-598-3",
publisher = "Edi{\cc}{\~o}es Colibri",

}

TY - BOOK

T1 - A Guerra de Espanha na Raia Luso-Espanhola

T2 - Resistências, Solidariedades e usos da Memória

AU - Simões, Maria Dulce

N1 - UID/EAT/00472/2013 SFRH/BPD/89108/2012

PY - 2016

Y1 - 2016

N2 - A guerra civil de Espanha foi um conflito nacional à escala internacional que trespassou a fronteira portuguesa, rompendo abruptamente a vida quotidiana das populações locais. A violência e a tragédia humana vivida e testemunhada por milhares de pessoas justificam que gerações inteiras conservem a memória do acontecimento, assinalando as suas posições éticas e as suas visões do mundo. No concelho de Barrancos, na raia do Baixo Alentejo, ocorreram dois dos maiores fluxos de refugiados espanhóis para território português formados por grupos ideologicamente opostos, cujo acolhimento legitima a construção de uma memória social alicerçada na solidariedade como valor identitário da comunidade.

AB - A guerra civil de Espanha foi um conflito nacional à escala internacional que trespassou a fronteira portuguesa, rompendo abruptamente a vida quotidiana das populações locais. A violência e a tragédia humana vivida e testemunhada por milhares de pessoas justificam que gerações inteiras conservem a memória do acontecimento, assinalando as suas posições éticas e as suas visões do mundo. No concelho de Barrancos, na raia do Baixo Alentejo, ocorreram dois dos maiores fluxos de refugiados espanhóis para território português formados por grupos ideologicamente opostos, cujo acolhimento legitima a construção de uma memória social alicerçada na solidariedade como valor identitário da comunidade.

M3 - Book

SN - 978-989-689-598-3

BT - A Guerra de Espanha na Raia Luso-Espanhola

PB - Edições Colibri

ER -