A Grande Guerra e a ascensão da Ásia

a China e o Japão

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

A Grande Guerra é geralmente analisada pelo prisma das grandes potências e, em especial, dos Estados Unidos, França e Grã‑Bretanha.Os três aliados não partilhavam os mesmos objectivos e a mesma visão do que deveria ser a ordem do pós‑guerra. Esta divisão era também visível noutras partes do globo e, em especial, na Ásia Oriental. Este artigo tem como finalidade analisar os objectivos de dois países asiáticos: a China e o Japão. Enquanto a China considerou a entrada na Guerra como um meio para a sua verdadeira auto determinação inserida no espírito wilsoniano, o Japão viu uma oportunidade de ver consagrado o seu estatuto de grande potência imperial. Apesar de ambos terem saído deste conflito – e, em especial, do Tratado de Versalhes - insatisfeitos, a Grande Guerra confirmou a ascensão da Ásia enquanto actor das relações internacionais.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)107-116
Number of pages9
JournalRelações Internacionais
Issue number42
Publication statusPublished - Jun 2014

Keywords

  • Grande Guerra
  • China
  • Japão
  • Autodeterminação

Cite this

@article{43bf213dc0e04d8790ef6d9474451abc,
title = "A Grande Guerra e a ascens{\~a}o da {\'A}sia: a China e o Jap{\~a}o",
abstract = "A Grande Guerra {\'e} geralmente analisada pelo prisma das grandes pot{\^e}ncias e, em especial, dos Estados Unidos, Fran{\cc}a e Gr{\~a}‑Bretanha.Os tr{\^e}s aliados n{\~a}o partilhavam os mesmos objectivos e a mesma vis{\~a}o do que deveria ser a ordem do p{\'o}s‑guerra. Esta divis{\~a}o era tamb{\'e}m vis{\'i}vel noutras partes do globo e, em especial, na {\'A}sia Oriental. Este artigo tem como finalidade analisar os objectivos de dois pa{\'i}ses asi{\'a}ticos: a China e o Jap{\~a}o. Enquanto a China considerou a entrada na Guerra como um meio para a sua verdadeira auto determina{\cc}{\~a}o inserida no esp{\'i}rito wilsoniano, o Jap{\~a}o viu uma oportunidade de ver consagrado o seu estatuto de grande pot{\^e}ncia imperial. Apesar de ambos terem sa{\'i}do deste conflito – e, em especial, do Tratado de Versalhes - insatisfeitos, a Grande Guerra confirmou a ascens{\~a}o da {\'A}sia enquanto actor das rela{\cc}{\~o}es internacionais.",
keywords = "Grande Guerra, China, Jap{\~a}o, Autodetermina{\cc}{\~a}o",
author = "Raquel Vaz-Pinto",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013",
year = "2014",
month = "6",
language = "Portuguese",
pages = "107--116",
journal = "Rela{\cc}{\~o}es Internacionais",
issn = "1645-9199",
publisher = "scielopt",
number = "42",

}

A Grande Guerra e a ascensão da Ásia : a China e o Japão. / Vaz-Pinto, Raquel.

In: Relações Internacionais, No. 42, 06.2014, p. 107-116.

Research output: Contribution to journalArticle

TY - JOUR

T1 - A Grande Guerra e a ascensão da Ásia

T2 - a China e o Japão

AU - Vaz-Pinto, Raquel

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147295/PT# UID/CPO/04627/2013

PY - 2014/6

Y1 - 2014/6

N2 - A Grande Guerra é geralmente analisada pelo prisma das grandes potências e, em especial, dos Estados Unidos, França e Grã‑Bretanha.Os três aliados não partilhavam os mesmos objectivos e a mesma visão do que deveria ser a ordem do pós‑guerra. Esta divisão era também visível noutras partes do globo e, em especial, na Ásia Oriental. Este artigo tem como finalidade analisar os objectivos de dois países asiáticos: a China e o Japão. Enquanto a China considerou a entrada na Guerra como um meio para a sua verdadeira auto determinação inserida no espírito wilsoniano, o Japão viu uma oportunidade de ver consagrado o seu estatuto de grande potência imperial. Apesar de ambos terem saído deste conflito – e, em especial, do Tratado de Versalhes - insatisfeitos, a Grande Guerra confirmou a ascensão da Ásia enquanto actor das relações internacionais.

AB - A Grande Guerra é geralmente analisada pelo prisma das grandes potências e, em especial, dos Estados Unidos, França e Grã‑Bretanha.Os três aliados não partilhavam os mesmos objectivos e a mesma visão do que deveria ser a ordem do pós‑guerra. Esta divisão era também visível noutras partes do globo e, em especial, na Ásia Oriental. Este artigo tem como finalidade analisar os objectivos de dois países asiáticos: a China e o Japão. Enquanto a China considerou a entrada na Guerra como um meio para a sua verdadeira auto determinação inserida no espírito wilsoniano, o Japão viu uma oportunidade de ver consagrado o seu estatuto de grande potência imperial. Apesar de ambos terem saído deste conflito – e, em especial, do Tratado de Versalhes - insatisfeitos, a Grande Guerra confirmou a ascensão da Ásia enquanto actor das relações internacionais.

KW - Grande Guerra

KW - China

KW - Japão

KW - Autodeterminação

M3 - Article

SP - 107

EP - 116

JO - Relações Internacionais

JF - Relações Internacionais

SN - 1645-9199

IS - 42

ER -