A Felicidade nas cidades em Portugal

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Serão os habitantes das cidades portuguesas felizes? Poderemos considerar as cidades portuguesas como “cidades felizes”?
A felicidade é um dos objectivos de qualquer ser humano, mas pode ser encarado também como uma medida do progresso socioeconómico sustentável. Em 2011, a ONU aprovou a criação do conceito de “Felicidade Nacional Bruta” assente nos quatro pilares seguintes: desenvolvimento sustentável; preservação e promoção dos valores culturais; conservação do ambiente natural; e boa governança.
Este trabalho procura entender como é possível uma quantificação da felicidade, com base em vinte indicadores que a literatura associa ao conceito de “felicidade” para onze cidades portuguesas. O cálculo das relações entre indicadores reforça a reflexão sobre o que torna as cidades felizes nos dias de hoje e se o “Índice da Felicidade” (PIB per capita, apoio social, esperança média de vida saudável, liberdade para tomar as grandes decisões, generosidade, percepção de corrupção e “distopia”) reflecte as preocupações de movimentos como os dos “Amigos da Terra” ou a “Fundação da Nova Economia”).
Original languagePortuguese
Title of host publicationValores da Geografia. Atas do X Congresso da Geografia Portuguesa
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Geografos
Pages122-127
ISBN (Print)978-989-99244-1-3
Publication statusPublished - 2015
EventX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA: Os Valores da Geografia - FCSH/NOVA, Lisboa, Portugal
Duration: 9 Sep 201512 Sep 2015

Conference

ConferenceX CONGRESSO DA GEOGRAFIA PORTUGUESA
CountryPortugal
CityLisboa
Period9/09/1512/09/15

Cite this