A Europa pelo comércio: Portugal, a CEE e o Acordo Comercial de 1972

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

Não sei ao certo como e porquê terá José Maria Brandão de Brito decidido cursar em economia, mas a escolha de uma ciência social encaixa na perfeição no molde de quem almeja participar na construção de uma sociedade mais justa. Porque só compreendendo o que anima os indivíduos (perspetiva micro) e como se articula a mecânica das sociedades (perspetiva macro) se pode tentar manipular as alavancas da organização social por forma a maximizar a liberdade individual e coletiva. Se isso é uma possibilidade ou uma utopia é uma questão em aberto. Pois, se é certo que as mais radicais experiências históricas de engenharia social redundaram em horrendas calamidades humanas, não é menos verdade que existem inúmeros casos de políticas públicas que parecem ter contribuído para a melhoria da situação das camadas da população mais desfavorecidas, designadamente nas sociedades construídas sobre o arquétipo social democrata. Esta questão pode parecer ortogonal ao tema da liberdade, mas na verdade está no centro do debate filosófico sobre o tema.
Tendo por referência a ampla obra do Professor Brandão de Brito e a atualidade e pertinência dos seus temas de eleição, o livro “Economia e História. Estudos em Homenagem a José Maria Brandão de Brito” reúne um conjunto de contributos científicos sobre diversas temáticas, com novos dados empíricos ou avanços conceptuais e teóricos nas respetivas áreas de conhecimento.
Original languagePortuguese
Title of host publicationEconomia e História.
Subtitle of host publication Estudos em Homenagem a José Maria Brandão de Brito
EditorsAlice Cunha, Ivo Veiga, Cristina Rodrigues
Place of PublicationLisboa
PublisherEdições Colibri
Pages205-215
Number of pages10
ISBN (Print)9789896898748
Publication statusPublished - 2019

Cite this

Cunha, A. (2019). A Europa pelo comércio: Portugal, a CEE e o Acordo Comercial de 1972. In A. Cunha, I. Veiga, & C. Rodrigues (Eds.), Economia e História.: Estudos em Homenagem a José Maria Brandão de Brito (pp. 205-215). Lisboa: Edições Colibri.