TY - CHAP
T1 - A emergência do mar e os modelos de governança das áreas costeiras
AU - Leitão, Nuno Manuel Pires
N1 - Leitão, Nuno (2013), “A emergência do mar e os modelos de governança das áreas costeiras”. IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência. Universidade de Évora – 28, 29 e 30 de Novembro. Org. Teresa Pinto Correia, Virgínia Henriques e Rui Pedro Julião. p 752-758. E-Book-ISBN: 978-972-99436-6-9 | http://www.apgeo.pt/
PY - 2013/1/1
Y1 - 2013/1/1
N2 - O meio marinho caracteriza-se pela imensidão, ocupando 71% da superfície terrestre e 99% do espaço da biosfera. Simultaneamente, uma parte significativa da população terrestre (40%) vive numa estreita faixa de terreno, que é contígua aos meios marinhos (cerca de 2,8 mil milhões de pessoas vivem a 100 km da costa). Portugal, em função do seu posicionamento geográfico é um país de pendente, claramente marinha (cerca de 1,7 milhões de km2 de ZEE), mas também um país com uma extensa e ocupada zona costeira, daí decorrendo diversos conflitos relacionados com a ocupação de um espaço que apresenta limitações diversas. O progressivo esgotamento e encarecimento de recursos alimentares, minerais, energéticos ou outros, nas áreas emersas, estimulam um interesse crescente pelo mar, que se vem traduzindo em transformações nas áreas marinhas e nas faixas costeiras, transformações mais ou menos conflituantes com os usos e recursos presentes, e que sugerem novas abordagens e modelos de governança diferentes.
AB - O meio marinho caracteriza-se pela imensidão, ocupando 71% da superfície terrestre e 99% do espaço da biosfera. Simultaneamente, uma parte significativa da população terrestre (40%) vive numa estreita faixa de terreno, que é contígua aos meios marinhos (cerca de 2,8 mil milhões de pessoas vivem a 100 km da costa). Portugal, em função do seu posicionamento geográfico é um país de pendente, claramente marinha (cerca de 1,7 milhões de km2 de ZEE), mas também um país com uma extensa e ocupada zona costeira, daí decorrendo diversos conflitos relacionados com a ocupação de um espaço que apresenta limitações diversas. O progressivo esgotamento e encarecimento de recursos alimentares, minerais, energéticos ou outros, nas áreas emersas, estimulam um interesse crescente pelo mar, que se vem traduzindo em transformações nas áreas marinhas e nas faixas costeiras, transformações mais ou menos conflituantes com os usos e recursos presentes, e que sugerem novas abordagens e modelos de governança diferentes.
KW - espaço marítimo
KW - zonas costeiras
KW - governança
M3 - Chapter
SN - 978-972-99436-6-9
T3 - Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência
SP - 753
EP - 758
BT - IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia
A2 - Correia, Teresa Pinto
A2 - Julião, Virgínia Henriques E Rui Pedro
PB - Associação POrtuguesa de Geógrafos
CY - Lisboa
ER -