A dança como estratégia de inclusão de jovens portugueses ciganos em contexto escolar: uma experiência no Vale da Amoreira, concelho da Moita

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contributionpeer-review

459 Downloads (Pure)

Abstract

O objetivo deste trabalho é dar a conhecer os resultados de um projeto realizado com a comunidade cigana, em que a dança foi utilizada como prática inclusiva de jovens portugueses ciganos em contexto escolar.
A investigação seguiu uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas a alunos e pais de etnia cigana e a professores de uma escola do Vale da Amoreira, no município da Moita.
A dança tornou-se uma importante estratégia, permitindo quebrar as barreiras do preconceito e criar pontes de diálogo e conhecimento entre a escola, ciganos e não-ciganos.

The main goal of this paper is to present the results of a project with the Roma
community, where the dance was used as an inclusive practice of Portuguese Roma students in schools. The research followed a qualitative method, with interviews to Roma parents and students
and their teachers in the Vale da Amoreira school, municipality of Moita. The dance has become an important strategy to break the barriers of prejudice and to build bridges of dialogue and understanding between the school community, Roma and non-Roma people.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAtas do V Congresso Português de Demografia
EditorsMaria Filomena Mendes
Place of PublicationLisboa
PublisherAssociação Portuguesa de Demografia
Pages310-325
Number of pages15
ISBN (Print)978-989-97935-3-8
Publication statusPublished - 2016

Keywords

  • Ciganos
  • Escola
  • Dança
  • Ensino
  • Inclusão

Cite this