A cultura visual da Medicina em Portugal: Um programa de pesquisa

Research output: Contribution to conferencePaper

Abstract

A cultura visual da medicina define-se com base em teses seminais de Erwin Panofsky, Marshall McLuhan, Michel Foucault e Paul Virilio. Nela podem distinguir-se três grandes fases em função do medium de suporte das imagens e das correspondentes iconologias ou lógicas de funcionamento da imagem: 1) a dos tratados anatómicos impressos inaugurada pela obra de Vesálio,
regida por uma lógica formal da imagem; 2) a da radiografia e da fotografia, inaugurada pela técnica radiológica de Roentgen e regida por uma lógica dialéctica da imagem; e 3) a das tecnologias informáticas de imagiologia digital, regida por uma lógica paradoxal da imagem. Sustentada neste quadro teórico, procede-se a uma pesquisa empírica qualitativa que visa aplicá-la aos espécimes
conservados nos arquivos e espólios museológicos portugueses de Medicina com o fim de contextualizar naquela periodização a imagiologia médica (desenhos, gravuras, ilustrações, espécimes cadavéricos, fotografias, radiografias, modelos e manequins anatómicos, imagens digitais, etc.).
Original languagePortuguese
Pages2673-2686
Number of pages13
Publication statusPublished - 1 Jan 2011
Event7ª Congresso da Sopcom: Meios digitais e indústrias criativas - os efeitos e os desafios da globalização - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, Porto, Portugal
Duration: 15 Dec 201117 Dec 2011
Conference number: 7

Conference

Conference7ª Congresso da Sopcom
CountryPortugal
CityPorto
Period15/12/1117/12/11

Keywords

  • Cultura visual
  • medicina
  • anatomia
  • antropometria
  • imagem

Cite this

Cascais, A. F. C. T. (2011). A cultura visual da Medicina em Portugal: Um programa de pesquisa. 2673-2686. Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.
Cascais, Antonio Fernando Cunha Tavares. / A cultura visual da Medicina em Portugal : Um programa de pesquisa. Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.13 p.
@conference{52c9b88a496d4895b303d5e729b05cf6,
title = "A cultura visual da Medicina em Portugal: Um programa de pesquisa",
abstract = "A cultura visual da medicina define-se com base em teses seminais de Erwin Panofsky, Marshall McLuhan, Michel Foucault e Paul Virilio. Nela podem distinguir-se tr{\^e}s grandes fases em fun{\cc}{\~a}o do medium de suporte das imagens e das correspondentes iconologias ou l{\'o}gicas de funcionamento da imagem: 1) a dos tratados anat{\'o}micos impressos inaugurada pela obra de Ves{\'a}lio,regida por uma l{\'o}gica formal da imagem; 2) a da radiografia e da fotografia, inaugurada pela t{\'e}cnica radiol{\'o}gica de Roentgen e regida por uma l{\'o}gica dial{\'e}ctica da imagem; e 3) a das tecnologias inform{\'a}ticas de imagiologia digital, regida por uma l{\'o}gica paradoxal da imagem. Sustentada neste quadro te{\'o}rico, procede-se a uma pesquisa emp{\'i}rica qualitativa que visa aplic{\'a}-la aos esp{\'e}cimesconservados nos arquivos e esp{\'o}lios museol{\'o}gicos portugueses de Medicina com o fim de contextualizar naquela periodiza{\cc}{\~a}o a imagiologia m{\'e}dica (desenhos, gravuras, ilustra{\cc}{\~o}es, esp{\'e}cimes cadav{\'e}ricos, fotografias, radiografias, modelos e manequins anat{\'o}micos, imagens digitais, etc.).",
keywords = "Cultura visual, medicina, anatomia, antropometria, imagem",
author = "Cascais, {Antonio Fernando Cunha Tavares}",
year = "2011",
month = "1",
day = "1",
language = "Portuguese",
pages = "2673--2686",
note = "null ; Conference date: 15-12-2011 Through 17-12-2011",

}

Cascais, AFCT 2011, 'A cultura visual da Medicina em Portugal: Um programa de pesquisa' Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal, 15/12/11 - 17/12/11, pp. 2673-2686.

A cultura visual da Medicina em Portugal : Um programa de pesquisa. / Cascais, Antonio Fernando Cunha Tavares.

2011. 2673-2686 Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.

Research output: Contribution to conferencePaper

TY - CONF

T1 - A cultura visual da Medicina em Portugal

T2 - Um programa de pesquisa

AU - Cascais, Antonio Fernando Cunha Tavares

PY - 2011/1/1

Y1 - 2011/1/1

N2 - A cultura visual da medicina define-se com base em teses seminais de Erwin Panofsky, Marshall McLuhan, Michel Foucault e Paul Virilio. Nela podem distinguir-se três grandes fases em função do medium de suporte das imagens e das correspondentes iconologias ou lógicas de funcionamento da imagem: 1) a dos tratados anatómicos impressos inaugurada pela obra de Vesálio,regida por uma lógica formal da imagem; 2) a da radiografia e da fotografia, inaugurada pela técnica radiológica de Roentgen e regida por uma lógica dialéctica da imagem; e 3) a das tecnologias informáticas de imagiologia digital, regida por uma lógica paradoxal da imagem. Sustentada neste quadro teórico, procede-se a uma pesquisa empírica qualitativa que visa aplicá-la aos espécimesconservados nos arquivos e espólios museológicos portugueses de Medicina com o fim de contextualizar naquela periodização a imagiologia médica (desenhos, gravuras, ilustrações, espécimes cadavéricos, fotografias, radiografias, modelos e manequins anatómicos, imagens digitais, etc.).

AB - A cultura visual da medicina define-se com base em teses seminais de Erwin Panofsky, Marshall McLuhan, Michel Foucault e Paul Virilio. Nela podem distinguir-se três grandes fases em função do medium de suporte das imagens e das correspondentes iconologias ou lógicas de funcionamento da imagem: 1) a dos tratados anatómicos impressos inaugurada pela obra de Vesálio,regida por uma lógica formal da imagem; 2) a da radiografia e da fotografia, inaugurada pela técnica radiológica de Roentgen e regida por uma lógica dialéctica da imagem; e 3) a das tecnologias informáticas de imagiologia digital, regida por uma lógica paradoxal da imagem. Sustentada neste quadro teórico, procede-se a uma pesquisa empírica qualitativa que visa aplicá-la aos espécimesconservados nos arquivos e espólios museológicos portugueses de Medicina com o fim de contextualizar naquela periodização a imagiologia médica (desenhos, gravuras, ilustrações, espécimes cadavéricos, fotografias, radiografias, modelos e manequins anatómicos, imagens digitais, etc.).

KW - Cultura visual

KW - medicina

KW - anatomia

KW - antropometria

KW - imagem

M3 - Paper

SP - 2673

EP - 2686

ER -

Cascais AFCT. A cultura visual da Medicina em Portugal: Um programa de pesquisa. 2011. Paper presented at 7ª Congresso da Sopcom, Porto, Portugal.