A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

19 Downloads (Pure)

Abstract

Destacando os livros de cavalarias portugueses impressos, em particular, e outros espanhóis e franceses, este estudo visa encontrar recorrências na criação do cavaleiro: o seu nascimento assinalado (como os de Héracles e de Jesus Cristo) e a sua infância e mocidade atribuladas, fases de maturação prévia à entrada na idade adulta (ser armado cavaleiro). Apontam-se também algumas das marcas distintivas de tal percurso – o(s) nome(s), os objetos, os sinais. Salienta-se a função de tais relatos no âmbito da narrativa e verifica-se como o tópico literário permite relacionar a Literatura com a História, a Antropologia e a Mitologia.
Original languagePortuguese
Title of host publicationRelatos de criação, de fundação e de instalação
Subtitle of host publicationhistória, mitos e poéticas
EditorsIsabel Dias, José Pedrosa, Arsenio Dacosta
Place of PublicationLisboa
PublisherIELT
Pages185-210
Number of pages25
ISBN (Electronic)978-989-99761-4-6
Publication statusPublished - 2017

Keywords

  • Literatura
  • Livros de cavalarias
  • Cavaleiro
  • Criação
  • Infância
  • Mocidade

Cite this

Alpalhão, M. (2017). A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria. In I. Dias, J. Pedrosa, & A. Dacosta (Eds.), Relatos de criação, de fundação e de instalação: história, mitos e poéticas (pp. 185-210). Lisboa: IELT .
Alpalhão, Margarida. / A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria. Relatos de criação, de fundação e de instalação: história, mitos e poéticas . editor / Isabel Dias ; José Pedrosa ; Arsenio Dacosta. Lisboa : IELT , 2017. pp. 185-210
@inbook{cc287c8813bc4f1e8171c7a58c5c3e26,
title = "A cria{\cc}{\~a}o do cavaleiro nos livros de cavalaria",
abstract = "Destacando os livros de cavalarias portugueses impressos, em particular, e outros espanh{\'o}is e franceses, este estudo visa encontrar recorr{\^e}ncias na cria{\cc}{\~a}o do cavaleiro: o seu nascimento assinalado (como os de H{\'e}racles e de Jesus Cristo) e a sua inf{\^a}ncia e mocidade atribuladas, fases de matura{\cc}{\~a}o pr{\'e}via {\`a} entrada na idade adulta (ser armado cavaleiro). Apontam-se tamb{\'e}m algumas das marcas distintivas de tal percurso – o(s) nome(s), os objetos, os sinais. Salienta-se a fun{\cc}{\~a}o de tais relatos no {\^a}mbito da narrativa e verifica-se como o t{\'o}pico liter{\'a}rio permite relacionar a Literatura com a Hist{\'o}ria, a Antropologia e a Mitologia.",
keywords = "Literatura, Livros de cavalarias, Cavaleiro, Cria{\cc}{\~a}o , Inf{\^a}ncia , Mocidade",
author = "Margarida Alpalh{\~a}o",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013",
year = "2017",
language = "Portuguese",
pages = "185--210",
editor = "Isabel Dias and Jos{\'e} Pedrosa and Arsenio Dacosta",
booktitle = "Relatos de cria{\cc}{\~a}o, de funda{\cc}{\~a}o e de instala{\cc}{\~a}o",
publisher = "IELT",

}

Alpalhão, M 2017, A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria. in I Dias, J Pedrosa & A Dacosta (eds), Relatos de criação, de fundação e de instalação: história, mitos e poéticas . IELT , Lisboa, pp. 185-210.

A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria. / Alpalhão, Margarida.

Relatos de criação, de fundação e de instalação: história, mitos e poéticas . ed. / Isabel Dias; José Pedrosa; Arsenio Dacosta. Lisboa : IELT , 2017. p. 185-210.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria

AU - Alpalhão, Margarida

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147232/PT# UID/ELT/00657/2013

PY - 2017

Y1 - 2017

N2 - Destacando os livros de cavalarias portugueses impressos, em particular, e outros espanhóis e franceses, este estudo visa encontrar recorrências na criação do cavaleiro: o seu nascimento assinalado (como os de Héracles e de Jesus Cristo) e a sua infância e mocidade atribuladas, fases de maturação prévia à entrada na idade adulta (ser armado cavaleiro). Apontam-se também algumas das marcas distintivas de tal percurso – o(s) nome(s), os objetos, os sinais. Salienta-se a função de tais relatos no âmbito da narrativa e verifica-se como o tópico literário permite relacionar a Literatura com a História, a Antropologia e a Mitologia.

AB - Destacando os livros de cavalarias portugueses impressos, em particular, e outros espanhóis e franceses, este estudo visa encontrar recorrências na criação do cavaleiro: o seu nascimento assinalado (como os de Héracles e de Jesus Cristo) e a sua infância e mocidade atribuladas, fases de maturação prévia à entrada na idade adulta (ser armado cavaleiro). Apontam-se também algumas das marcas distintivas de tal percurso – o(s) nome(s), os objetos, os sinais. Salienta-se a função de tais relatos no âmbito da narrativa e verifica-se como o tópico literário permite relacionar a Literatura com a História, a Antropologia e a Mitologia.

KW - Literatura

KW - Livros de cavalarias

KW - Cavaleiro

KW - Criação

KW - Infância

KW - Mocidade

M3 - Chapter

SP - 185

EP - 210

BT - Relatos de criação, de fundação e de instalação

A2 - Dias, Isabel

A2 - Pedrosa, José

A2 - Dacosta, Arsenio

PB - IELT

CY - Lisboa

ER -

Alpalhão M. A criação do cavaleiro nos livros de cavalaria. In Dias I, Pedrosa J, Dacosta A, editors, Relatos de criação, de fundação e de instalação: história, mitos e poéticas . Lisboa: IELT . 2017. p. 185-210