A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos

Isabel Ferin Cunha (Editor/Coordinator), Estrela Serrano (Editor/Coordinator), João Figueira (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

Abstract

O livro A Corrupção Política vista por Jornalistas e Políticos é a quarta publicação coletiva no âmbito do projeto Corrupção Política nos Media: uma perspetiva comparada (FCT: Refª: FCT PTDC/IVC-COM/5244/2012), coordenado por Isabel Ferin Cunha. O livro contem um Prefácio do Procurador-geral adjunto e membro nacional na Eurojust, António Cluny, e três artigos dos investigadores do projeto, Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira que discorrem sobre a relação entre os Media, o Jornalismo, a Justiça e a Política. A originalidade da obra é, contudo, apresentar os resultados de entrevistas a políticos e a jornalistas. As entrevistas a políticos situam-se no âmbito de inquéritos parlamentares e são apresentadas por Estrela Serrano. As 13 entrevistas a jornalistas foram conduzidas por João Figueira. Com as entrevistas aos políticos apreendemos a partir dos casos de corrupção estudados no projeto — BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos — quais as suas perceções relativamente à atuação da Justiça e dos jornalistas. Por meio das entrevistas aos jornalistas compreendemos os constrangimentos a que estão submetidos, bem como a autonomia que possuem para produzirem investigação própria e autónoma face à investigação judicial.
Original languagePortuguese
Place of PublicationCovilhã
PublisherLabCom Books
Number of pages210
ISBN (Print) 978-989-654-271-9
Publication statusPublished - 2015

Keywords

  • Corrupção Política
  • Cobertura jornalística
  • Jornalistas
  • Jornalismo
  • Corrupção
  • Políticos

Cite this

Cunha, I. F., Serrano, E., & Figueira, J. (2015). A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos. Covilhã: LabCom Books.
Cunha, Isabel Ferin ; Serrano, Estrela ; Figueira, João . / A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos. Covilhã : LabCom Books, 2015. 210 p.
@book{53695640820c4a5dbabe70dd74eebbbd,
title = "A Corrup{\cc}{\~a}o Pol{\'i}tica Vista por Jornalistas e Pol{\'i}ticos",
abstract = "O livro A Corrup{\cc}{\~a}o Pol{\'i}tica vista por Jornalistas e Pol{\'i}ticos {\'e} a quarta publica{\cc}{\~a}o coletiva no {\^a}mbito do projeto Corrup{\cc}{\~a}o Pol{\'i}tica nos Media: uma perspetiva comparada (FCT: Refª: FCT PTDC/IVC-COM/5244/2012), coordenado por Isabel Ferin Cunha. O livro contem um Pref{\'a}cio do Procurador-geral adjunto e membro nacional na Eurojust, Ant{\'o}nio Cluny, e tr{\^e}s artigos dos investigadores do projeto, Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e Jo{\~a}o Figueira que discorrem sobre a rela{\cc}{\~a}o entre os Media, o Jornalismo, a Justi{\cc}a e a Pol{\'i}tica. A originalidade da obra {\'e}, contudo, apresentar os resultados de entrevistas a pol{\'i}ticos e a jornalistas. As entrevistas a pol{\'i}ticos situam-se no {\^a}mbito de inqu{\'e}ritos parlamentares e s{\~a}o apresentadas por Estrela Serrano. As 13 entrevistas a jornalistas foram conduzidas por Jo{\~a}o Figueira. Com as entrevistas aos pol{\'i}ticos apreendemos a partir dos casos de corrup{\cc}{\~a}o estudados no projeto — BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos — quais as suas perce{\cc}{\~o}es relativamente {\`a} atua{\cc}{\~a}o da Justi{\cc}a e dos jornalistas. Por meio das entrevistas aos jornalistas compreendemos os constrangimentos a que est{\~a}o submetidos, bem como a autonomia que possuem para produzirem investiga{\cc}{\~a}o pr{\'o}pria e aut{\'o}noma face {\`a} investiga{\cc}{\~a}o judicial.",
keywords = "Corrup{\cc}{\~a}o Pol{\'i}tica, Cobertura jornal{\'i}stica, Jornalistas, Jornalismo, Corrup{\cc}{\~a}o, Pol{\'i}ticos",
author = "Cunha, {Isabel Ferin} and Estrela Serrano and Jo{\~a}o Figueira",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135982/PT# info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/132554/PT# Pest-OE/COM/UI0653/2014 PTDC/IVC-COM/5244/2012",
year = "2015",
language = "Portuguese",
isbn = "978-989-654-271-9",
publisher = "LabCom Books",

}

Cunha, IF, Serrano, E & Figueira, J 2015, A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos. LabCom Books, Covilhã.

A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos. / Cunha, Isabel Ferin (Editor/Coordinator); Serrano, Estrela (Editor/Coordinator); Figueira, João (Editor/Coordinator).

Covilhã : LabCom Books, 2015. 210 p.

Research output: Book/ReportBook

TY - BOOK

T1 - A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos

A2 - Cunha, Isabel Ferin

A2 - Serrano, Estrela

A2 - Figueira, João

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/135982/PT# info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/132554/PT# Pest-OE/COM/UI0653/2014 PTDC/IVC-COM/5244/2012

PY - 2015

Y1 - 2015

N2 - O livro A Corrupção Política vista por Jornalistas e Políticos é a quarta publicação coletiva no âmbito do projeto Corrupção Política nos Media: uma perspetiva comparada (FCT: Refª: FCT PTDC/IVC-COM/5244/2012), coordenado por Isabel Ferin Cunha. O livro contem um Prefácio do Procurador-geral adjunto e membro nacional na Eurojust, António Cluny, e três artigos dos investigadores do projeto, Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira que discorrem sobre a relação entre os Media, o Jornalismo, a Justiça e a Política. A originalidade da obra é, contudo, apresentar os resultados de entrevistas a políticos e a jornalistas. As entrevistas a políticos situam-se no âmbito de inquéritos parlamentares e são apresentadas por Estrela Serrano. As 13 entrevistas a jornalistas foram conduzidas por João Figueira. Com as entrevistas aos políticos apreendemos a partir dos casos de corrupção estudados no projeto — BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos — quais as suas perceções relativamente à atuação da Justiça e dos jornalistas. Por meio das entrevistas aos jornalistas compreendemos os constrangimentos a que estão submetidos, bem como a autonomia que possuem para produzirem investigação própria e autónoma face à investigação judicial.

AB - O livro A Corrupção Política vista por Jornalistas e Políticos é a quarta publicação coletiva no âmbito do projeto Corrupção Política nos Media: uma perspetiva comparada (FCT: Refª: FCT PTDC/IVC-COM/5244/2012), coordenado por Isabel Ferin Cunha. O livro contem um Prefácio do Procurador-geral adjunto e membro nacional na Eurojust, António Cluny, e três artigos dos investigadores do projeto, Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira que discorrem sobre a relação entre os Media, o Jornalismo, a Justiça e a Política. A originalidade da obra é, contudo, apresentar os resultados de entrevistas a políticos e a jornalistas. As entrevistas a políticos situam-se no âmbito de inquéritos parlamentares e são apresentadas por Estrela Serrano. As 13 entrevistas a jornalistas foram conduzidas por João Figueira. Com as entrevistas aos políticos apreendemos a partir dos casos de corrupção estudados no projeto — BPN, Face Oculta, Freeport e Submarinos — quais as suas perceções relativamente à atuação da Justiça e dos jornalistas. Por meio das entrevistas aos jornalistas compreendemos os constrangimentos a que estão submetidos, bem como a autonomia que possuem para produzirem investigação própria e autónoma face à investigação judicial.

KW - Corrupção Política

KW - Cobertura jornalística

KW - Jornalistas

KW - Jornalismo

KW - Corrupção

KW - Políticos

M3 - Book

SN - 978-989-654-271-9

BT - A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos

PB - LabCom Books

CY - Covilhã

ER -

Cunha IF, Serrano E, Figueira J. A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos. Covilhã: LabCom Books, 2015. 210 p.