A cooperação para a eficiência: Portugal, o instituto internacional de ciências administrativas e as redes internacionais de cooperação no âmbito da administração pública

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

9 Downloads (Pure)

Abstract

Durante o Estado Novo português, e sobretudo após o final da II Guerra Mundial, o País testemunha uma progressiva difusão e aplicação de métodos de organização científica do trabalho na Administração Pública. Esta realidade é devedora da existência de redes de cooperação internacional que se desenvolvem na época e que possibilitam, através de contactos a vários níveis, importantes processos de transferência de conhecimento. As relações estabelecidas desde a década de 1930 com o Instituto Internacional de Ciências Administrativas e, antes disso com o organismo que o antecedeu, constituem um exemplo desta realidade. Estas apresentam a particularidade de demonstrar a longevidade do interesse manifestado no País pelas Ciências Administrativas sendo, igualmente, responsáveis pela formação de um escol de técnicos que viria a tornar-se essencial no processo de reforma da Administração Pública encetado nos anos 60.


During the Portuguese «Estado Novo», especially after World War II, Portugal witnesses an important diffusion of scientific management in Public Administration, which benefited from international cooperation networks and from the processes of knowledge transfer. The relation established since the 1930s with the International Institute of Administrative Sciences is an interesting example of this reality. It testifies the Portuguese interest in Administrative Sciences and is responsible for the beginning of the training of several technicians that will become crucial in the 1960s administrative reform.
Original languagePortuguese
Title of host publicationA Europa do Conhecimento
EditorsAlice Cunha, Maria Fernanda Rollo, Maria Manuela Tavares Ribeiro, Isabel Maria Freitas Valente
Place of PublicationCoimbra
PublisherImprensa da Universidade de Coimbra
Pages153-183
Number of pages31
ISBN (Print)978-9892616339
DOIs
Publication statusPublished - 2019

Keywords

  • Organização científica do trabalho administrativo
  • Transferência de conhecimentos
  • Redes de cooperação internacional
  • Scientific management applied to public administration
  • Know -how transferences
  • International cooperation networks

Cite this