A construção de pluviômetro artesanal para o estudo das chuvas

Zilda Mariano, Régia Estevam Alves, Elisa Cruz, Taís Oliveira, Rosilene Aguiar, Luline Carvalho, Fagner Souza, Elina Silva

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

48 Downloads (Pure)

Abstract

O objetivo dessa experiência didática foi a construção de materiais didáticos, do pluviômetro e dos conteúdos de climatologia, com as turmas dos 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Prof. Luziano Dias Freitas de Jataí-GO, para compreensão dos conceitos de como se formam as chuvas do tempo e o clima. Para isso, houve uma aula para explicar como se formam as chuvas e como são coletadas pelos aparelhos meteorológicos (pluviômetro e pluviógrafo) e mostrou-se aos alunos a possibilidade de se construir o pluviômetro com garrafas pets, pois o ensino de Geografia deve buscar formas lúdicas para compreender esse fenômeno.
Original languagePortuguese
Title of host publicationPIBID e Formação de professores na UFG
Subtitle of host publicationPressupostos teóricos e experiências vividas
Place of PublicationGoiânia
PublisherUniversidade Federal De Goias (UFG)
Pages257-267
Number of pages11
ISBN (Print)978-85-68359-81-5
Publication statusPublished - 2016

Cite this

Mariano, Z., Alves, R. E., Cruz, E., Oliveira, T., Aguiar, R., Carvalho, L., Souza, F., & Silva, E. (2016). A construção de pluviômetro artesanal para o estudo das chuvas. In PIBID e Formação de professores na UFG: Pressupostos teóricos e experiências vividas (pp. 257-267). Universidade Federal De Goias (UFG).