A Comunicação como Experiência e como Vivência: alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

1 Downloads (Pure)

Abstract

O indivíduo que experiencia é um sujeito que se ensaia, que se forma, que se exercita, que se experimenta (experimentum). Os Essais de Montagne dizem-no. A vida como ensaio.
É tendo em conta esta dimensão de experimentação, de exposição ao mundo e ao outro, que a experiência se torna uma conceito que se insere num paradigma
comunicacional. Se a experiência for tida como um encontro com o mundo, então ela é necessariamente perspectivada em conjugação com a comunicação uma vez que é a ela que devemos a possibilidade de partilhar, adoptar (e ultrapassar) as fronteiras ou os quadros de sentido que fundam a experiência.
Nas sociedades contemporâneas, uma parte substancial do movimento comunicativo é realizado de forma mediatizada. Como entender, então, o efeito da mediatização da comunicação ao nível da experiência?
Tendo como ponto de partida as meditações de Walter Benjamin, expostas fragmentariamente ao longo da sua obra, em torno da Erfahrung e da Erlebnis, e da sua dicotomização entre uma experiência autêntica e uma experiência inautêntica, propomo-nos refletir sobre a comunicação e a sua mediatização. E procuramos pistas que nos elucidem em que medida a ubiquidade dos media
afeta a riqueza da experiência comunicativa.
Original languagePortuguese
Title of host publicationComunicação global, cultura e tecnologia
Subtitle of host publicationLivro de Atas
EditorsMoisés Lemos Martins, Jorge Veríssimo
Place of PublicationBraga
PublisherSOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Pages610-614
Number of pages4
ISBN (Print)978-989-20-3877-3
Publication statusPublished - 2013
EventViii Congresso da SOPCOM -
Duration: 1 Jan 2013 → …

Conference

ConferenceViii Congresso da SOPCOM
Period1/01/13 → …

Keywords

  • Jornalismo
  • Cultura
  • Diário de Notícias

Cite this

Mateus, S. (2013). A Comunicação como Experiência e como Vivência: alguns apontamentos a pretexto de W. Benjamin. In M. L. Martins, & J. Veríssimo (Eds.), Comunicação global, cultura e tecnologia: Livro de Atas (pp. 610-614). Braga: SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.