A Colecção Hebraica de Sebastião José de Carvalho e Melo

Carla Vieira (Editor/Coordinator)

Research output: Book/ReportBook

2 Downloads (Pure)

Abstract

No final de 1738, o enviado extraordinário da corte portuguesa em Londres, Marco António de Azevedo Coutinho, recebia ordens de Lisboa para procurar “com a maior diligência, com modo porém, e circunspeção” Bíblias judaicas, versões do Talmud, livros litúrgicos e outros de matéria judaica. Em simultâneo, deveria indagar sobre a vida e costumes dos judeus residentes na cidade britânica. Por essa altura, Azevedo Coutinho já se encontrava na recta final da sua missão londrina e pronto a regressar a Portugal. No seu lugar ficaria Sebastião José de Carvalho e Melo, o futuro Marquês de Pombal, que dava então início ao exercício do primeiro ofício diplomático da sua carreira. Foi a ele que coube dar resposta aos trinta e dois pontos discriminados na encomenda, tarefa que o acompanhou durante todo o período em que esteve em Londres.
Em Agosto de 1740, Carvalho e Melo dava a conhecer à corte portuguesa os primeiros resultados das suas pesquisas. Os cinco pontos iniciais da encomenda encontravam assim uma resposta minuciosa e exaustiva, à imagem das missivas remetidas regularmente para Lisboa. É esta “Colecção Hebraica”, da qual restam hoje duas cópias na Biblioteca Pública de Évora, que surge aqui alvo de uma edição crítica inédita, comparando as duas versões e uma terceira parcial conservada na Colecção Pombalina da Biblioteca Nacional de Portugal. No final, apresenta-se um anexo documental que visa o enquadramento do texto e do seu contexto de produção.
A “Colecção Hebraica ou Compêndio de várias matérias pertencentes ao presente estado da Nação Judaica Refugiada nos Reinos da Grã-Bretanha e Estados da Holanda” é, assim, um testemunho único sobre o Judaísmo e a diáspora judaico-portuguesa pela pena de Sebastião José de Carvalho e Melo, a qual reflecte a visão de uma elite portuguesa católica ilustrada, erudita, mas imersa num profundo sentimento anti-judaico.
Original languagePortuguese
Place of PublicationLisboa
PublisherCátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste»
Number of pages172
ISBN (Print)978-989-53567-0-6
Publication statusPublished - 2022

Publication series

NameColecção Usque
Volume3

Cite this