A Casa de Bragança nas celebrações religiosas de Seiscentos: O empréstimo de adereços têxteis

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

17 Downloads (Pure)

Abstract

A ornamentação das estruturas edificadas (perenes ou efémeras) que servem de palco às principais celebrações religiosas de âmbito extraordinário assinaladas em Portugal, entre os séculos XVI e XVIII, tende a assentar nas armações têxteis. Não obstante a qualidade e o tipo de programa decorativo que caracteriza originalmente estes espaços, cabe sobretudo aos adereços têxteis - em articulação com outras manifestações artísticas - a função de recriar ambientes solenes, em conformidade com a dignidade da efeméride. Todavia, tais intervenções implicam o recurso a um sem número e a uma diversidade de panos nem sempre à altura das iniciativas ou ao dispor dos promotores. Em alternativa, os membros da comunidade são exortados a contribuir para as comemorações facultando os seus haveres, pese embora as restrições impostas pela Igreja Católica relativamente ao empréstimo e uso de objectos têxteis de origem profana nas suas festividades.
No presente estudo chama-se a atenção para o empréstimo de adereços têxteis por parte da Casa de Bragança e o significado destas iniciativas enquanto fenómenos de devoção pessoal mas também de representação e auto-promoção dos benfeitores.
Original languagePortuguese
Title of host publicationOs Têxteis e a Casa de Bragança
Subtitle of host publicationEntre a Utilidade e o Deleite Séculos XV-XIX
EditorsMaria João Ferreira
Place of PublicationLisboa
PublisherScribe
Pages69-87
Number of pages19
ISBN (Print)978-989-8410-78-8
Publication statusPublished - 2018
EventJornada Entre a Utilidade e o Deleite: O património têxtil da Casa de Bragança (séculos XVI – XIX) - Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, Portugal
Duration: 14 Oct 2014 → …

Seminar

SeminarJornada Entre a Utilidade e o Deleite
CountryPortugal
CityLisboa
Period14/10/14 → …

Keywords

  • Emprétimos
  • Consumo artístico
  • Casa de Bragança
  • Celebrações religiosas
  • Têxteis

Cite this