O livro como objeto

Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer

Translated title of the contribution: A book as object: Bernardo Carvalho and his role as illustrator-designer

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Abstract

O pretexto para este capitulo reside na minha admiração pelo trabalho desenvolvido por uma pequena editora portuguesa e a oportunidade de escrever sobre um criador de álbuns e alguns dos seus álbuns, assim como incorporar as minhas reflexões quanto a paralelos entre as artes gráficas comerciais e o álbum. Começarei com uma introdução à Planeta Tangerina, um estúdio de design gráfico e casa editorial. Farei um esboço da sua abordagem à criação de álbuns, realçando as diferenças que, acredito, os fazem especiais e dignos de discussão. Exemplifico as minhas opiniões através de três álbuns publicados pela Planeta Tangerina, escritos por Isabel Minhós Martins, com ilustrações e design de Bernardo Carvalho.
Original languagePortuguese
Title of host publicationAproximações ao Livro-objeto
Subtitle of host publicationDas Potencialidades Criativas às Propostas de Leitura
EditorsAna Margarida Ramos
Place of PublicationPalmela
PublisherTropelias e Companhia
Chapter10
Pages159-180
Number of pages21
ISBN (Print)9789898582546
Publication statusPublished - Jan 2017

Cite this

Mourão, S. J. (2017). O livro como objeto: Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer. In A. Margarida Ramos (Ed.), Aproximações ao Livro-objeto: Das Potencialidades Criativas às Propostas de Leitura (pp. 159-180). Palmela: Tropelias e Companhia.
Mourão, Sandra Jones. / O livro como objeto : Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer. Aproximações ao Livro-objeto: Das Potencialidades Criativas às Propostas de Leitura. editor / Ana Margarida Ramos . Palmela : Tropelias e Companhia, 2017. pp. 159-180
@inbook{63c0975437dd4c06ac91bffb56a9ca13,
title = "O livro como objeto: Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer",
abstract = "O pretexto para este capitulo reside na minha admira{\cc}{\~a}o pelo trabalho desenvolvido por uma pequena editora portuguesa e a oportunidade de escrever sobre um criador de {\'a}lbuns e alguns dos seus {\'a}lbuns, assim como incorporar as minhas reflex{\~o}es quanto a paralelos entre as artes gr{\'a}ficas comerciais e o {\'a}lbum. Come{\cc}arei com uma introdu{\cc}{\~a}o {\`a} Planeta Tangerina, um est{\'u}dio de design gr{\'a}fico e casa editorial. Farei um esbo{\cc}o da sua abordagem {\`a} cria{\cc}{\~a}o de {\'a}lbuns, real{\cc}ando as diferen{\cc}as que, acredito, os fazem especiais e dignos de discuss{\~a}o. Exemplifico as minhas opini{\~o}es atrav{\'e}s de tr{\^e}s {\'a}lbuns publicados pela Planeta Tangerina, escritos por Isabel Minh{\'o}s Martins, com ilustra{\cc}{\~o}es e design de Bernardo Carvalho.",
author = "Mour{\~a}o, {Sandra Jones}",
note = "info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147374/PT# UID/ELT/04097/2013",
year = "2017",
month = "1",
language = "Portuguese",
isbn = "9789898582546",
pages = "159--180",
editor = "{Margarida Ramos }, Ana",
booktitle = "Aproxima{\cc}{\~o}es ao Livro-objeto",
publisher = "Tropelias e Companhia",

}

Mourão, SJ 2017, O livro como objeto: Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer. in A Margarida Ramos (ed.), Aproximações ao Livro-objeto: Das Potencialidades Criativas às Propostas de Leitura. Tropelias e Companhia, Palmela, pp. 159-180.

O livro como objeto : Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer. / Mourão, Sandra Jones.

Aproximações ao Livro-objeto: Das Potencialidades Criativas às Propostas de Leitura. ed. / Ana Margarida Ramos . Palmela : Tropelias e Companhia, 2017. p. 159-180.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

TY - CHAP

T1 - O livro como objeto

T2 - Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer

AU - Mourão, Sandra Jones

N1 - info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147374/PT# UID/ELT/04097/2013

PY - 2017/1

Y1 - 2017/1

N2 - O pretexto para este capitulo reside na minha admiração pelo trabalho desenvolvido por uma pequena editora portuguesa e a oportunidade de escrever sobre um criador de álbuns e alguns dos seus álbuns, assim como incorporar as minhas reflexões quanto a paralelos entre as artes gráficas comerciais e o álbum. Começarei com uma introdução à Planeta Tangerina, um estúdio de design gráfico e casa editorial. Farei um esboço da sua abordagem à criação de álbuns, realçando as diferenças que, acredito, os fazem especiais e dignos de discussão. Exemplifico as minhas opiniões através de três álbuns publicados pela Planeta Tangerina, escritos por Isabel Minhós Martins, com ilustrações e design de Bernardo Carvalho.

AB - O pretexto para este capitulo reside na minha admiração pelo trabalho desenvolvido por uma pequena editora portuguesa e a oportunidade de escrever sobre um criador de álbuns e alguns dos seus álbuns, assim como incorporar as minhas reflexões quanto a paralelos entre as artes gráficas comerciais e o álbum. Começarei com uma introdução à Planeta Tangerina, um estúdio de design gráfico e casa editorial. Farei um esboço da sua abordagem à criação de álbuns, realçando as diferenças que, acredito, os fazem especiais e dignos de discussão. Exemplifico as minhas opiniões através de três álbuns publicados pela Planeta Tangerina, escritos por Isabel Minhós Martins, com ilustrações e design de Bernardo Carvalho.

M3 - Chapter

SN - 9789898582546

SP - 159

EP - 180

BT - Aproximações ao Livro-objeto

A2 - Margarida Ramos , Ana

PB - Tropelias e Companhia

CY - Palmela

ER -

Mourão SJ. O livro como objeto: Bernardo Carvalho no papel de ilustrador-designer. In Margarida Ramos A, editor, Aproximações ao Livro-objeto: Das Potencialidades Criativas às Propostas de Leitura. Palmela: Tropelias e Companhia. 2017. p. 159-180