Dicionário biográfico de museólogos: contributos para a história dos museus e da museologia portuguesa

Translated title of the contribution: A biographical dictionary of museologists: contributions for the history of museums and the Portuguese museology

Research output: Contribution to journalArticle

Abstract

A proposta de criar o dicionário – “Quem é Quem na Museologia Portuguesa” enquadra-se numa abordagem centrada no género biográfico e tem em vista a compreensão da história dos museus e da museologia. Dedicado às biografias de personalidades associadas à museologia portuguesa (séc. XVIII até aos anos 60 do século XX), o Dicionário tem como objectivo proporcionar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização actualizada sobre as personalidades biografadas identificadas, propondo-se problematizar o museu no contexto político, social e cultural de cada época. Por um lado, o projecto beneficia do desenvolvimento de estudos no âmbito da história dos museus e da museologia em Portugal; por outro, visa contrariar a dispersão de conteúdos que tem caracterizado o panorama investigativo, marcado por uma circulação restrita que, com frequência, lhe está associada. Neste breve artigo apresentamos o enquadramento teórico do projecto, os seus objectivos, critérios e metodologias. Os resultados obtidos permitem, desde logo, comprovar a relevância desta abordagem. Compreender os museus através do género biográfico é também dar visibilidade a percursos que reflectem práticas, conceitos, preocupações de acesso à cultura, atitudes pedagógicas e civilizadoras que permitiram em cada época conservar e dar a conhecer o património artístico e científico, propiciando, simultaneamente, o entendimento do que é um museu, nos seus princípios fundadores, âmbitos e funções.
Original languagePortuguese
Pages (from-to)1-8
Number of pages9
JournalMIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares
Issue number9
DOIs
Publication statusPublished - 2018

Keywords

  • museums history
  • dictionary
  • museologist
  • museology
  • biography

Fingerprint Dive into the research topics of 'A biographical dictionary of museologists: contributions for the history of museums and the Portuguese museology'. Together they form a unique fingerprint.

  • Cite this