A Arte Sacra na Ilha do Faial: proposta(s) para um roteiro

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

7 Downloads (Pure)

Abstract

A ilha do Faial possui um valioso acervo de arte sacra, do
qual se destaca o Museu de Arte Sacra e Etnografia Religiosa, composto por cinco colecções. Actualmente este museu não tem instalações próprias, contando apenas com um restrito número de peças em exposição permanente no Museu da Horta. Além deste destacam-se ainda duas antigas igrejas conventuais – S. Francisco e Carmo –, ambas fechadas e em processo de recuperação. Ao longo dos últimos dois séculos desapareceram da cidade outras cinco igrejas, os conventos, a Misericórdia, os oratórios privados e várias ermidas, mas muito do seu património móvel permanece hoje nas colecções do Museu de Arte Sacra, nas paróquias e disperso em posse de particulares. Através dele é possível contar a História dos Açores e da religiosidade açoriana. Nesta comunicação pretendemos identificar o património religioso da cidade da Horta, sobretudo o que existe em espaços que são ou podem ser visitáveis: igrejas, ermidas, museus e espaços ao ar livre. Partindo do património identificado (construído e móvel), proporemos um roteiro de visita entre os vários espaços. A nossa
sugestão é escolher para cada local um ou mais temas relacionados com a sua História e património associado,
de modo a criar um roteiro integrado que abranja toda a
cidade. Nalguns casos a proposta será apenas de potenciar espaços ou peças já expostas, enquanto noutros passa por propor um roteiro de raiz, como no caso da Igreja de S. Francisco, pertencente à Santa Casa, e que está a ser alvo de um processo de reabilitação.
Temos como objectivos levar ao colóquio um estudo de caso que cremos ser interessante para o tema em estudo, assim como apresentar uma primeira proposta de roteiro integrado para o património faialense, que se pretende depois aprofundar e tentar implementar no terreno.
Original languagePortuguese
Title of host publicationMemória e Identidade Insular
Subtitle of host publicationReligiosidade, Festividades e Turismo nos Arquipélagos da madeira e dos Açores
EditorsDuarte Nuno Chaves
Place of PublicationLisboa; Ponta Delgada; Velas
PublisherCHAM, Santa Casa da Misericórdia das Velas
Pages191-2020
Number of pages12
ISBN (Print)978-989-20-9631-5
Publication statusPublished - Jul 2019

Keywords

  • Património
  • Turismo
  • Museografia
  • História Religiosa

Cite this

Silva, T. S. D. (2019). A Arte Sacra na Ilha do Faial: proposta(s) para um roteiro. In D. N. Chaves (Ed.), Memória e Identidade Insular: Religiosidade, Festividades e Turismo nos Arquipélagos da madeira e dos Açores (pp. 191-2020). Lisboa; Ponta Delgada; Velas: CHAM, Santa Casa da Misericórdia das Velas.