A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Abstract

Actualmente os centros históricos de várias cidades europeias sofrem uma degradação física, social, económica e ambiental. As estratégias tradicionais de reabilitação e combate a estes problemas são muitas vezes ineficazes, sendo por isso necessário procurar alternativas sustentáveis.
A evolução constante das sociedades pode resultar em carências específicas que atingem determinados grupos populacionais, levando a estratégias de acção alternativas. Estas mutações vividas nas cidades, aliadas aos desafios que todos os dias lhes são colocados levam à procura de novas formas de as gerir e viver.
A origem do Ateneu Popular 9 Barris, em Barcelona, resultou de desequilíbrios, particularmente na dimensão social, sentidos também em outras grandes cidades europeias, tendo a população intervindo activamente para os ultrapassar. A criatividade e as actividades artísticas podem desempenhar um papel fundamental na resolução deste tipo de problemas, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável.
Original languagePortuguese
Title of host publicationPatrimónio, suas Matérias e Imatérias
Place of PublicationLisboa
PublisherLNEC
Pages28-29
ISBN (Print)978-84-940289-8-4
Publication statusPublished - Nov 2016

Keywords

  • Intervenção da população
  • Arte
  • Desenvolvimento urbano
  • Coesão urbana

Cite this

Lopes, A. C. (2016). A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano. In Património, suas Matérias e Imatérias (pp. 28-29). Lisboa: LNEC.
Lopes, Ana Cruz. / A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano. Património, suas Matérias e Imatérias. Lisboa : LNEC, 2016. pp. 28-29
@inproceedings{1f752d84e0c44760aed384c49d0ffa1c,
title = "A Arte como Factor de Coes{\~a}o e Desenvolvimento Urbano",
abstract = "Actualmente os centros hist{\'o}ricos de v{\'a}rias cidades europeias sofrem uma degrada{\cc}{\~a}o f{\'i}sica, social, econ{\'o}mica e ambiental. As estrat{\'e}gias tradicionais de reabilita{\cc}{\~a}o e combate a estes problemas s{\~a}o muitas vezes ineficazes, sendo por isso necess{\'a}rio procurar alternativas sustent{\'a}veis.A evolu{\cc}{\~a}o constante das sociedades pode resultar em car{\^e}ncias espec{\'i}ficas que atingem determinados grupos populacionais, levando a estrat{\'e}gias de ac{\cc}{\~a}o alternativas. Estas muta{\cc}{\~o}es vividas nas cidades, aliadas aos desafios que todos os dias lhes s{\~a}o colocados levam {\`a} procura de novas formas de as gerir e viver.A origem do Ateneu Popular 9 Barris, em Barcelona, resultou de desequil{\'i}brios, particularmente na dimens{\~a}o social, sentidos tamb{\'e}m em outras grandes cidades europeias, tendo a popula{\cc}{\~a}o intervindo activamente para os ultrapassar. A criatividade e as actividades art{\'i}sticas podem desempenhar um papel fundamental na resolu{\cc}{\~a}o deste tipo de problemas, contribuindo para o Desenvolvimento Sustent{\'a}vel.",
keywords = "Interven{\cc}{\~a}o da popula{\cc}{\~a}o, Arte, Desenvolvimento urbano, Coes{\~a}o urbana",
author = "Lopes, {Ana Cruz}",
note = "Sem PDF.",
year = "2016",
month = "11",
language = "Portuguese",
isbn = "978-84-940289-8-4",
pages = "28--29",
booktitle = "Patrim{\'o}nio, suas Mat{\'e}rias e Imat{\'e}rias",
publisher = "LNEC",

}

Lopes, AC 2016, A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano. in Património, suas Matérias e Imatérias. LNEC, Lisboa, pp. 28-29.

A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano. / Lopes, Ana Cruz.

Património, suas Matérias e Imatérias. Lisboa : LNEC, 2016. p. 28-29.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

TY - GEN

T1 - A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano

AU - Lopes, Ana Cruz

N1 - Sem PDF.

PY - 2016/11

Y1 - 2016/11

N2 - Actualmente os centros históricos de várias cidades europeias sofrem uma degradação física, social, económica e ambiental. As estratégias tradicionais de reabilitação e combate a estes problemas são muitas vezes ineficazes, sendo por isso necessário procurar alternativas sustentáveis.A evolução constante das sociedades pode resultar em carências específicas que atingem determinados grupos populacionais, levando a estratégias de acção alternativas. Estas mutações vividas nas cidades, aliadas aos desafios que todos os dias lhes são colocados levam à procura de novas formas de as gerir e viver.A origem do Ateneu Popular 9 Barris, em Barcelona, resultou de desequilíbrios, particularmente na dimensão social, sentidos também em outras grandes cidades europeias, tendo a população intervindo activamente para os ultrapassar. A criatividade e as actividades artísticas podem desempenhar um papel fundamental na resolução deste tipo de problemas, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável.

AB - Actualmente os centros históricos de várias cidades europeias sofrem uma degradação física, social, económica e ambiental. As estratégias tradicionais de reabilitação e combate a estes problemas são muitas vezes ineficazes, sendo por isso necessário procurar alternativas sustentáveis.A evolução constante das sociedades pode resultar em carências específicas que atingem determinados grupos populacionais, levando a estratégias de acção alternativas. Estas mutações vividas nas cidades, aliadas aos desafios que todos os dias lhes são colocados levam à procura de novas formas de as gerir e viver.A origem do Ateneu Popular 9 Barris, em Barcelona, resultou de desequilíbrios, particularmente na dimensão social, sentidos também em outras grandes cidades europeias, tendo a população intervindo activamente para os ultrapassar. A criatividade e as actividades artísticas podem desempenhar um papel fundamental na resolução deste tipo de problemas, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável.

KW - Intervenção da população

KW - Arte

KW - Desenvolvimento urbano

KW - Coesão urbana

M3 - Conference contribution

SN - 978-84-940289-8-4

SP - 28

EP - 29

BT - Património, suas Matérias e Imatérias

PB - LNEC

CY - Lisboa

ER -

Lopes AC. A Arte como Factor de Coesão e Desenvolvimento Urbano. In Património, suas Matérias e Imatérias. Lisboa: LNEC. 2016. p. 28-29