António Quadros Award for Contemporary History 2024

Prize: Prize (including medals and awards)

Description

A Biblioteca Municipal de Rio Maior acolheu no dia 29 de outubro às 15h00, a cerimónia de entrega do prestigiado Prémio António Quadros 2024, na categoria de História Contemporânea. A laureada é a historiadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A distinção foi atribuída à obra “Viagem à década de 1920. O diáfano brilho da extravagância” (2023), um estudo aprofundado sobre os “loucos anos 20” que conta com o prefácio do saudoso escritor Nuno Júdice (1949-2024).

O livro premiado oferece um olhar único sobre uma época de profunda transformação cultural em Portugal, explorando desde a vida noturna dos cabarés até às publicações marcantes da época, incluindo as revistas ABC e obras emblemáticas de António Ferro.

António Roquette Ferro, membro do júri, descreve a experiência de leitura como “um mergulho num poço de vivências”, enquanto Francisco Gautier destaca a forma “magistral” como o autor aborda a influência de António Ferro no panorama cultural português da época.

Mafalda Ferro, presidente da Fundação António Quadros e do júri, que inclui também Madalena Ferreira Jordão, salienta a amplitude da investigação realizada pela autora, que “não se cinge apenas aos acontecimentos em Portugal”, contextualizando a época tanto a nível nacional como internacional.

Este galardão tem sido atribuído desde 2011 em diferentes domínios, da Filosofia ao Turismo, passando por Poesia, Biografia, Romance e Música Popular.
Degree of recognitionNational