No photo of Rui Pedro Malheiro da Silva Ferrão Cidra

Accepting PhD Students

  • 3 Citations
  • 1 h-Index
20152018

Research output per year

If you made any changes in Pure these will be visible here soon.

Personal profile

Personal information

A sua investigação reflete sobre a música e a dança ao longo da trajetória colonial/ póscolonial que interliga Portugal e os países africanos de expressão portuguesa, em particular Cabo Verde. Incide particularmente sobre as relações de poder e as fronteiras da diferença que configuram a produção da cultura expressiva. Na sua tese de doutoramento, Música, Poder e Diáspora: uma Etnografia e História entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal (2011), abordou o modo como as práticas expressivas interpretadas por tocadores de gaita, fero e cantores, sobretudo o funaná, foram historicamente mobilizadas na demarcação de fronteiras de raça, nação e género, em especial de masculinidade, em Cabo Verde e na Área Metropolitana de Lisboa. Presentemente, desenvolve trabalho sobre o modo como a cultura expressiva tem articulado uma crítica de legados coloniais enquanto modo de transformar o presente; e como o faz numa conjuntura marcada pela articulação de vários processos: a construção da nação; a diáspora, sobretudo tendo como destino Portugal; e a mercadorização da diferença no âmbito das indústrias da música popular na modernidade tardia. Foi editor adjunto da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (2010), obra em que participou igualmente enquanto redator de artigos e verbetes sobre processos sociais, músicos e géneros de música e dança, sobretudo no domínio da cultura expressiva das diásporas dos países africanos de língua oficial portuguesa e dos estilos pop-rock produzidos em Portugal. Lecionou as cadeiras de Identidade e Cultura Expressiva (mestrado e pós-graduação em Migrações, Interetnicidades e Transnacionalismo, 2004-2011).

Research interests

Temas da Investigação em Etnomusicologia, Tendências Recentes em Etnomusicologia e Teoria e Método das Ciências Musicais, Variante Etnomusicologia

Fingerprint Dive into the research topics where Rui Pedro Malheiro da Silva Ferrão Cidra is active. These topic labels come from the works of this person. Together they form a unique fingerprint.

  • 14 Similar Profiles

Research Output at NOVA

Open Access
  • Cape Verde, Let's Go: Creole Rappers and Citizenship in Portugal

    Cidra, R., Jun 2017, In : American anthropologist. 119, 2, p. 381-382 2 p.

    Research output: Contribution to journalBook/Film/Article review

    Coladeira

    Cidra, R., 2017, Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World: Genre: Europe. Prato, P. & Horn, D. (eds.). Londres e Nova Iorque: Bloomsbury, Vol. XI. p. 173-175 3 p.

    Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingEntry for encyclopedia/dictionary

    Funaná

    Cidra, R., 2017, Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World: Genres: Europe. Horn, D., Shepherd, J. & Prato, P. (eds.). Londres e Nova Iorque: Bloomsbury, Vol. XI. p. 315-317 2 p.

    Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingEntry for encyclopedia/dictionary

    Hip-hop, Portugal

    Cidra, R., 2017, Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World. Prato, P. & Horn, D. (eds.). Londres e Nova Iorque: Bloomsbury, Vol. XI. p. 389-392 4 p.

    Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingEntry for encyclopedia/dictionary

    Activities

    • 2 Oral presentation

    Cabral, música popular e o debate da crioulidade cabo-verdiana

    Rui Pedro Malheiro da Silva Ferrão Cidra (Speaker)
    22 Feb 2019

    Activity: Talk or presentationOral presentation