• 0 Citations
  • 0 h-Index
20162019

Research output per year

If you made any changes in Pure these will be visible here soon.

Personal profile

Personal information

Licenciada em História e Arqueologia, Pós-Graduada em Práticas Culturais para Municípios, Mestre em Jornalismo, Comunicação e Cultura e Especialista em Ciências da Comunicação. Está a concluir o Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Atua nas áreas das ciências da comunicação, do jornalismo e estudos dos média, da gestão das artes e de projetos culturais e criativos, e da gestão do património cultural. Possui experiência profissional no setor público, no ensino e em projetos de investigação.

É investigadora no ICNOVA - Instituto de Comunicação da Nova na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e colabora em vários projetos e grupos de investigação na área das Ciências da Comunicação.

Desempenhou funções de coordenação no setor cultural em contexto autárquico (património cultural, programação e animação cultural, movimento associativo cultural e gestão de equipamentos culturais), onde desenvolveu projetos e atividades no âmbito da Gestão do Património Cultural e História Local, nomeadamente a implementação de projetos de identificação, inventariação, caraterização, valorização e divulgação de recursos patrimoniais; a conceção e implementação de projetos de turismo cultural; a conceção e implementação de projetos de educação patrimonial; a organização de exposições e a coordenação de edições e publicações de âmbito patrimonial e a investigação em estudos de história local. Ainda em contexto autárquico, esteve responsável pela programação de espaços e equipamentos culturais; pela conceção, coordenação e produção de projetos culturais e criativos; pela dinamização de serviços educativos em equipamentos culturais; pela organização e produção de espetáculos, exposições, congressos e conferências; pela participação em programas e projetos culturais de âmbito regional e nacional; pela elaboração de estudos de públicos e de candidaturas a fundos europeus. Foi ainda a gestora do processo de implementação do SGQ no setor cultural em contexto autárquico.

Interessa-se pelas questões em torno do papel do serviço público de média na sociedade, dos novos média e a inovação nas organizações, da cultura e indústrias criativas como motor do desenvolvimento local, da relação entre cultura e educação no processo de formação de públicos e da literacia mediática.

Research interests

Public Service Media . Local Journalism . New Media and Innovation in Media . Cultural and Creative Industries . Cultural Heritage and Arts Management . Media Literacy

Education/Academic qualification

Jornalism, Communication and Culture, Master, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre

20132016

Cultural Practices for Municipalities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)

20062008

History and Archeology, Universidade de Coimbra

19972001

Communication Sciences, Doctorate, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)

2016 → …

Fingerprint Dive into the research topics where Patrícia Alexandra Correia Ascensão is active. These topic labels come from the works of this person. Together they form a unique fingerprint.

Research Output at NOVA

  • 3 Article
  • 1 Chapter
  • 1 Conference contribution

O pluralismo da informação no serviço público de televisão: análise das temáticas e atores das notícias no Telejornal da RTP

Ascensão, P., 2019, Diversidade e Pluralismo nos Média. Cádima, F. R. (ed.). Lisboa: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, p. 73-91 18 p. (Livros ICNOVA).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

Open Access
File

Novos média e mobilização social: estudo de caso do movimento "Que se Lixe a Troika"

Ascensão, P. A. C., 8 Jun 2018, Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais| CIReS : Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas. Fialho, J., da Saudade Baltazar, M., Saragoça, J. & Olímpio dos Santos, M. (eds.). Lisboa: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, p. 824-851 27 p.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Open Access
File

Quando o Alentejo é notícia: a representação do Alentejo nos meios noticiosos nacionais

Ascensão, P., Dec 2017, In : Revista Aprender. 37, p. 5-19 14 p.

Research output: Contribution to journalArticle

Open Access
File
Open Access
File

Activities

  • 8 Participation in conference
  • 7 Oral presentation
  • 1 Participation in workshop, seminar, course
  • 1 Types of External academic engagement - Research and Teaching at External Organisation