If you made any changes in Pure these will be visible here soon.

Personal profile

Personal information

Licenciada em História e Arqueologia, Pós-Graduada em Práticas Culturais para Municípios, Mestre em Jornalismo, Comunicação e Cultura e Especialista em Ciências da Comunicação. Está a concluir o Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Atua nas áreas das ciências da comunicação, do jornalismo e estudos dos média, da gestão das artes e de projetos culturais e criativos, e da gestão do património cultural. Possui experiência profissional no setor público, no ensino e em projetos de investigação.

É investigadora no ICNOVA - Instituto de Comunicação da Nova na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e colabora em vários projetos e grupos de investigação na área das Ciências da Comunicação.

Desempenhou funções de coordenação no setor cultural em contexto autárquico (património cultural, programação e animação cultural, movimento associativo cultural e gestão de equipamentos culturais), onde desenvolveu projetos e atividades no âmbito da Gestão do Património Cultural e História Local, nomeadamente a implementação de projetos de identificação, inventariação, caraterização, valorização e divulgação de recursos patrimoniais; a conceção e implementação de projetos de turismo cultural; a conceção e implementação de projetos de educação patrimonial; a organização de exposições e a coordenação de edições e publicações de âmbito patrimonial e a investigação em estudos de história local. Ainda em contexto autárquico, esteve responsável pela programação de espaços e equipamentos culturais; pela conceção, coordenação e produção de projetos culturais e criativos; pela dinamização de serviços educativos em equipamentos culturais; pela organização e produção de espetáculos, exposições, congressos e conferências; pela participação em programas e projetos culturais de âmbito regional e nacional; pela elaboração de estudos de públicos e de candidaturas a fundos europeus. Foi ainda a gestora do processo de implementação do SGQ no setor cultural em contexto autárquico.

Interessa-se pelas questões em torno do papel do serviço público de média na sociedade, dos novos média e a inovação nas organizações, da cultura e indústrias criativas como motor do desenvolvimento local, da relação entre cultura e educação no processo de formação de públicos e da literacia mediática.

Research interests

Public Service Media . Local Journalism . New Media and Innovation in Media . Cultural and Creative Industries . Cultural Heritage and Arts Management . Media Literacy

Education/Academic qualification

Jornalism, Communication and Culture, Master, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre

20132016

Cultural Practices for Municipalities, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)

20062008

History and Archeology, Universidade de Coimbra

19972001

Communication Sciences, Doctorate, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)

2016 → …

Fingerprint Dive into the research topics where Patrícia Alexandra Correia Ascensão is active. These topic labels come from the works of this person. Together they form a unique fingerprint.

local journalism Social Sciences
cultural economy Social Sciences
cultural heritage Social Sciences
public service Social Sciences
new media Social Sciences
literacy Social Sciences
art Social Sciences
innovation Social Sciences

Research Output at NOVA 2016 2018

  • 3 Article
  • 1 Conference contribution

Novos média e mobilização social: estudo de caso do movimento "Que se Lixe a Troika"

Ascensão, P. A. C., 8 Jun 2018, Livro de Atas do 2º Congresso Internacional de Redes Sociais| CIReS : Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas. Fialho, J., da Saudade Baltazar, M., Saragoça, J. & Olímpio dos Santos, M. (eds.). Lisboa: CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, p. 824-851 27 p.

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Open Access
File

Quando o Alentejo é notícia: a representação do Alentejo nos meios noticiosos nacionais

Ascensão, P., Dec 2017, In : Revista Aprender. 37, p. 5-19 14 p.

Research output: Contribution to journalArticle

Open Access
File
Open Access
File

Activities 2017 2019

  • 8 Participation in conference
  • 7 Oral presentation
  • 1 Participation in workshop, seminar, course
  • 1 Types of External academic engagement - Research and Teaching at External Organisation