• 0 Citations
  • 0 h-Index
20182018

Research output per year

If you made any changes in Pure these will be visible here soon.

Personal profile

Research interests

Áreas de Investigação e Interesse Científico

  • Sistemas de Design Narrativo, Inteligência Narrativa e Biofeedback Emocional
  • Documentário Interactivo e Filme Hipermédia
    (novos formatos e narrativas interactivas)
  • Gestão de Design, Co-criação e Multidisciplinaridade
    (modelos de desenvolvimento e produção de conhecimento criativo)

Personal information

Luís Frias é designer e docente no Departamento de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior desde 2013, na área de Design Multimédia. Doutorando em Media Digitais pelo Programa UT Austin | Portugal tem como tema de investigação Sistemas Digitais de Design e Narratologia Afetiva. Está associado enquanto investigador de doutoramento ao ICNOVA (Media & Jornalismo) .
Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (UL-FBAUL) em 1996, tem trabalhado como designer gráfico, diretor criativo e de novos media, e como consultor de design, para vários estúdios/agências. Mantém em paralelo a sua actividade independente como designer.

Esteve ligado à criação de várias empresas e associações tendo nomeadamente sido co-fundador, vice-presidente e coordenador da área de Design da Bagabaga Studios CRL, cooperativa dedicada à criação e cooperação com base em media digitais, nascida no campus da NOVA-FCSH e à qual atribuido o Prémio de Empreendedorismo FCSH/NOVA - Santander Totta – Melhor Ideia de Negócio 2013.
Iniciou o percurso enquanto docente e investigador durante os anos em que foi Assistente na Área de Design do Instituto Politécnico de Portalegre de 1999-2007 tendo estudos Pós-graduados na área do Design Urbano (2003) pela Universidade de Barcelona, o Barcelona Disseny Center e o CPD (Centro Português de Design) e também na área de media digitais tendo feito a Pós-Graduação em Novos Media e Tecnologias Web (2009) pela Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH). Entre 2011 e 2012 foi Investigador Convidado na Universidade do Texas em Austin (Information School e Radio-Television-Film Department) onde realizou parte da sua investigação em narrativas digitais e interacção. Foi ainda Professor Convidado (2013-2016) no Visual Media Communication Masters, IE-University, School of Communication, em Madrid e no Instituto Politécnico de Leiria - ESTG.
Co-organiza desde 2016 a Conferência Internacional de WebDocumentário na UBI-FAL e do Colóquio Narrativa Média e Cognição 2017, ambos os eventos em parceria com o LabCom.IFP . Nestas instituições tem lecionado unidades curriculares nas áreas de projecto de design multimédia e design para narrativas digitais, hipermedia/mixmedia, tendo publicado nesta área científica fruto do seu trabalho multidisciplinar enquanto
docente e investigador.

Education/Academic qualification

Communication Design, Bachelor, Faculdade de Belas-Artes

… → 1996

External positions

Lecturer, Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa

2015 → …

Lecturer, Universidade da Beira Interior

1 Oct 2013 → …

Fingerprint Dive into the research topics where Luís Manuel de Frias Machado is active. These topic labels come from the works of this person. Together they form a unique fingerprint.

  • 1 Similar Profiles

Network Recent external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Research Output at NOVA

  • 1 Conference contribution

A transmedia design approach to literary cartography: The case of O Ano da Morte de Ricardo Reis

Machado, L. M. D. F. & Cruz, R., 2018, DESIGNA 2018 — Internacional Conference on Design Research: Território/Territory. Paiva, F. & Moura, C. (eds.). Covilhã: Editora LabCom.IFP, p. 335-345 10 p. (Collection: Ars).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Open Access
File