• 0 Citations
  • 0 h-Index
20182018
If you made any changes in Pure these will be visible here soon.

Personal profile

Research interests

Áreas de Investigação e Interesse Científico

  • Sistemas de Design Narrativo, Inteligência Narrativa e Biofeedback Emocional
  • Documentário Interactivo e Filme Hipermédia
    (novos formatos e narrativas interactivas)
  • Gestão de Design, Co-criação e Multidisciplinaridade
    (modelos de desenvolvimento e produção de conhecimento criativo)

Personal information

Luís Frias é designer e docente no Departamento de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior desde 2013, na área de Design Multimédia. Doutorando em Media Digitais pelo Programa UT Austin | Portugal tem como tema de investigação Sistemas Digitais de Design e Narratologia Afetiva. Está associado enquanto investigador de doutoramento ao ICNOVA (Media & Jornalismo) .
Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (UL-FBAUL) em 1996, tem trabalhado como designer gráfico, diretor criativo e de novos media, e como consultor de design, para vários estúdios/agências. Mantém em paralelo a sua actividade independente como designer.

Esteve ligado à criação de várias empresas e associações tendo nomeadamente sido co-fundador, vice-presidente e coordenador da área de Design da Bagabaga Studios CRL, cooperativa dedicada à criação e cooperação com base em media digitais, nascida no campus da NOVA-FCSH e à qual atribuido o Prémio de Empreendedorismo FCSH/NOVA - Santander Totta – Melhor Ideia de Negócio 2013.
Iniciou o percurso enquanto docente e investigador durante os anos em que foi Assistente na Área de Design do Instituto Politécnico de Portalegre de 1999-2007 tendo estudos Pós-graduados na área do Design Urbano (2003) pela Universidade de Barcelona, o Barcelona Disseny Center e o CPD (Centro Português de Design) e também na área de media digitais tendo feito a Pós-Graduação em Novos Media e Tecnologias Web (2009) pela Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH). Entre 2011 e 2012 foi Investigador Convidado na Universidade do Texas em Austin (Information School e Radio-Television-Film Department) onde realizou parte da sua investigação em narrativas digitais e interacção. Foi ainda Professor Convidado (2013-2016) no Visual Media Communication Masters, IE-University, School of Communication, em Madrid e no Instituto Politécnico de Leiria - ESTG.
Co-organiza desde 2016 a Conferência Internacional de WebDocumentário na UBI-FAL e do Colóquio Narrativa Média e Cognição 2017, ambos os eventos em parceria com o LabCom.IFP . Nestas instituições tem lecionado unidades curriculares nas áreas de projecto de design multimédia e design para narrativas digitais, hipermedia/mixmedia, tendo publicado nesta área científica fruto do seu trabalho multidisciplinar enquanto
docente e investigador.

Education/Academic qualification

Communication Design, Bachelor, Faculdade de Belas-Artes

… → 1996

External positions

Lecturer, Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa

2015 → …

Lecturer, Universidade da Beira Interior

1 Oct 2013 → …

Fingerprint Dive into the research topics where Luís Manuel de Frias Machado is active. These topic labels come from the works of this person. Together they form a unique fingerprint.

  • 2 Similar Profiles
multimedia Social Sciences
narrative Social Sciences
edition Social Sciences
digital media Social Sciences
journalism Social Sciences
Portugal Social Sciences
newspaper Social Sciences
transdisciplinary Social Sciences

Network Recent external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

Research Output 2018 2018

  • 1 Conference contribution

A transmedia design approach to literary cartography: The case of O Ano da Morte de Ricardo Reis

Machado, L. M. D. F. & Cruz, R., 2018, DESIGNA 2018 — Internacional Conference on Design Research: Território/Territory. Paiva, F. & Moura, C. (eds.). Covilhã: Editora LabCom.IFP, p. 335-345 10 p. (Collection: Ars).

Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingConference contribution

Open Access
File
Cartography
Intentions
Physical
Reader
Emotion