No photo of João Daniel Guerreiro Quinteiro Lopes
  • Edifício I&D
    Av. de Berna, 26 – 3º, Salas 301 a 303 e 319
    1069-061 LISBOA

    Portugal

Personal profile

Personal information

João Quinteiro, inicia os estudos de música no Conservatório Regional de Música de Viseu. Realiza a Licenciatura em Composição, na Universidade de Aveiro, onde estuda com João Pedro Oliveira, Isabel Soveral e Evgueni Zouldikine. Após concluir a licenciatura, realiza em simultâneo um Mestrado em Filosofia, especializando-se em Estética, na FCSH - Universidade Nova de Lisboa e Mestrado em Composição na Universidade de Aveiro. Estudou com o compositor Emmanuel Nunes, frequentando seminários na Fundação Gulbenkian e na Casa da Música no Porto e com Beat Furrer na Kunstuniversiät em Graz. Encontra-se, presentemente, a trabalhar no projecto de Doutoramento em Estudos Artísticos - Arte e Mediações. Neste contexto, tornou-se Investigador Integrado do CESEM - FCSH na Universidade Nova de Lisboa, em cooperação com a Kunstuniversität Graz e com a Fondazione Archivio Luigi Nono, sob a orientação da Professora Paula Gomes Ribeiro e do Compositor Beat Furrer.

Desde 2017, encontra-se na Direção da Associação Portuguesa de Compositores, onde se tem dedicado particularmente ao desenvolvimento de projectos de divulgação e promoção da música de vanguarda em Portugal como o projecto MUSIVUS, o projecto IpC - intérpretes para compositores e o CROMA - Ciclo de Música Contemporânea de Oeiras.

Fundou em 2022 a formação "Concrète [Lab] Ensemble", da qual é maestro residente.
Colabora regularmente com solistas e performers, destacando-se Henrique Portovedo (saxofone), André Correia (saxofone), Marco Fernandes (percussão), Fernando Brites (acordeão), Sinem Tas (realizadora) e Teresa Doblinger (coreógrafa).

A sua música tem sido tocada, encomendada e gravada por formações e intérpretes nacionais como a Orquestra Gulbenkian, Lisbon Ensemble 20/21, o GMCL - Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, o OpuSpiritum Ensemble, Duo Sigma, Astrus Duo, Ipsis Duo, Duo Nada Contra e formações internacionais como o Mise-en Ensemble, o Vertixe Sonora e o Projecto Creative Collision.

Education/Academic qualification

Music - Composition, Master, GOT LOST! - percepção e linguagem na música de Helmut Lachenmann, Universidade de Aveiro

Award Date: 16 Dec 2013

Philosophy - Aesthetics, Master, Manifestações do sujeito multiplicidade e do significado de Inconsciente em Fernando Pessoa na ópera "O Sonho", de Pedro Amaral , Universidade NOVA de Lisboa

Award Date: 17 May 2013

Ensino de Música - Composição , Bachelor, Da ideia sensível ao objecto musical - A Intenção Expressiva como mecanismo do processo crciativo, Universidade de Aveiro

Award Date: 11 Sept 2009