• Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros Sala 348 e 34

    1099-085 Lisboa

    Portugal

Organization profile

Profile Information

ICNOVA (Instituto de Comunicação da NOVA) é uma nova unidade de investigação no domínio das Ciências da Comunicação em Portugal, resultante de anteriores unidades de I&D (CECL e CIMJ, pioneiras na área; e CIC.Digital). A atual estrutura compreende 4 grupos de investigação (Media e Jornalismo; Cultura, Mediação e Artes; Comunicação Estratégica e Processos de Tomada de Decisão; Performance e Cognição) e 2 laboratórios (BlackBox e iNOVA Media Lab).

A agenda estratégica para o período 2018-2022 designa-se Práticas dos Media: Desafios Culturais, Societais e Tecnológicos, e tem como objetivo investigar e intervir nas dimensões da inclusão e da diversidade no mundo em acelerada mudança social e mediatização profunda. Tal será prosseguido através das temáticas: 1) Diversidade, Pluralismo, Inclusão; 2) Processos de Cognição, Mediação e Decisão; 3) Cultura, Crítica e Práticas Digitais.

O ICNOVA reforçará esta agenda de investigação dando prioridade a projetos internacionais (temos em desenvolvimento candidaturas ERC, Erasmus+, H2020, EU CEF-Telecom, e UTAustin/Portugal) e mantendo uma estratégia assertiva no plano nacional, concretizada em 12 candidaturas no concurso FCT 2017.

Apostamos no reforço da ligação entre investigação e formação avançada através de parcerias com instituições, universidades e redes internacionais, promovendo a interdisciplinaridade e rejuvenescendo a equipa através da integração de jovens investigadores nos grupos e laboratórios via emprego científico financiado por projetos e instituições de C&T.

No plano das relações com a sociedade, a indústria e outras unidades de I&D, o ICNOVA está a desenvolver interfaces colaborativas na academia e com stakeholders de referência, apostando em pesquisa inovadora, e na interação com a comunidade através da prestação de serviços e produção de conteúdos de interesse público.

Estamos também a incrementar a disseminação do conhecimento, i.e., outputs de projetos e redes, bem como publicações através de repositórios abertos e plataformas digitais. Daremos prioridade à publicação em revistas de elevado impacto e à indexação das nossas revistas nas bases Scopus/WoS.

De forma a aprofundar trabalhos anteriores sobre dinâmicas sociais emergentes e novas problemáticas mediáticas, aumentaremos a intensidade laboratorial da unidade através da consolidação dos atuais laboratórios e da criação de novas estruturas: o Behavioural Research Lab, os Observatórios da Diversidade e do Pluralismo; dos Media e Família; da Inovação nos Media e Indústrias Criativas; e do Net-Ativismo.

Estão criadas novas sinergias entre GI, laboratórios e outras unidades de I&D, inovando na investigação sobre o papel do digital, as dinâmicas culturais e societais e os processos de cognição, mediação e decisão. O objetivo é criar temas agregadores (de GI e laboratórios) e objetos interdisciplinares de pesquisa que trarão novas perspetivas e linhas de convergência à nossa unidade de I&D e ao campo das Ciências da Comunicação em Portugal.

Fingerprint Dive into the research topics where Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) is active. These topic labels come from the works of this organisation's members. Together they form a unique fingerprint.

  • Network Recent external collaboration on country level. Dive into details by clicking on the dots.

    Research Output

    Financing healthcare in low-income developing countries: a challenge for equity in health

    Luís Gomes, S., Martins, MR. & Simões, G., 2020, Oxford Textbook of Medicine. Oxford University Press

    Research output: Chapter in Book/Report/Conference proceedingChapter

  • Imprensa e mudança: Portugal e Brasil no primeiro quartel de Oitocentos

    Sousa, J. P. A., Gomes Dias, E., Flores, G. B., Munaro, L. F. & Fernandez, M. L., 2020, Lisboa: ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova. 232 p. (Livros ICNOVA)

    Research output: Book/ReportBook

    Open Access
    File

    Manoel Barbosa: Performance, Ansiedade e Geografia Colonial

    Translated title of the contribution: Manoel Barbosa: Performance, Anxiety and Colonial GeographyMadeira, C. & Matos Oliveira, F., 9 Mar 2020, In : Sala Preta. 19, 2, p. 16-27 11 p.

    Research output: Contribution to journalArticle

    Open Access
    File
  • Prizes

    3 Prizes Cineuphoria

    Paulo Filipe Monteiro (Recipient), 2018

    Prize: Prize (including medals and awards)

  • 4th Indian Cine Film Festival, Mombai

    Paulo Filipe Monteiro (Recipient), 2016

    Prize: Prize (including medals and awards)

  • Activities

    International Conference on Stereo&Immersive Media 2020

    Teresa Mendes Flores (Organiser), Teresa Mendes Flores (Member of programme committee), Victor Flores (Organiser), Cláudia Madeira (Member of programme committee), Filipe Figueiredo (Member of programme committee)
    18 Jun 202020 Jun 2020

    Activity: Participating in or organising an eventParticipation in conference

    Revista de Estudos Históricos (Journal)

    Teresa Mendes Flores (Peer reviewer)
    2020

    Activity: Publication peer-review and editorial workEditorial activity

    Photo Impulse Goes Stereo

    Teresa Mendes Flores (Organiser), Soraya Alexandra Cancela da Fonseca de Vasconcelos Magalhães (Organiser), Teresa Mendes Flores (Chair)
    20 Feb 202021 Feb 2020

    Activity: Participating in or organising an eventParticipation in workshop, seminar, course

    Press / Media