Uma Canção Para O Bebé Antes De Nascer - Observação Do Feto Numa Ecografia 4D E Do Bebé Após O Parto Durante A Exposição Ao Canto Materno Contingente.

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

INTRODUÇÃO: A teoria da intersubjetividade inata e a teoria da musicalidade comunicativa sublinham a predisposição inata do recém-nascido para captar o comportamento contingente do outro e envolver-se em trocas contingentes e de sintonia afetiva. No entanto, poucos estudos de investigação no período pré e perinatal são implementadas no sentido de obtermos evidência científica acerca da musicalidade comunicativa entre as mães e os bebés antes e após o nascimento. A prática da musicoterapia pré-natal tem sido progressivamente reconhecida na comunidade científica apontando benefícios quer na autorregulação emocional e diminuição da ansiedade materna quer no desenvolvimento da interação afetiva com o bebé antes e após o nascimento. A capacidade de reconhecimento e discriminação entre a voz materna e outras vozes tem sido alvo de observações empíricas no feto e no recém-nascido (RN). No entanto, pouco se sabe acerca do reconhecimento fetal e neonatal do canto materno dirigido ao bebé de forma afetuosa e contingente. A criação de uma canção para o bebé antes de nascer constitui uma das técnicas propostas pelos musicoterapeutas com o objetivo de desenvolver a ligação afetiva com o bebé. De acordo com a nossa hipótese a criação de uma canção para o bebé antes de nascer contribui para a criação do bebé imaginário, podendo igualmente fomentar a sintonia afetiva, base dos proto-diálogos e da musicalidade comunicativa após o nascimento. OBJETIVO: esta comunicação pretende ilustrar, no comportamento fetal e no comportamento do RN, episódios de musicalidade comunicativa em contexto de interação vocal da mãe e do bebé antes e após o nascimento. MÉTODO: grupo de musicoterapia pré-natal tendo como foco o desenvolvimento da musicalidade comunicativa através do uso da improvisação vocal e do movimento expressivo culminando na criação de uma canção para o bebé antes de nascer; excertos de observação em vídeo serão visualizados ilustrando o processo criativo e de expressividade materna vocal no seio do grupo bem como na observação das interações vocais entre as mães e os bebés após o nascimento. RESULTADOS: A presença de episódios de musicalidade comunicativa entre a mãe e o bebé são observados ressaltando o foco de atenção do bebé durante a exposição à voz materna em diferentes modalidades de interação vocal. CONCLUSÃO: este estudo parece ter contribuído para sublinhar os contributos da musicoterapia pré-natal na criação do bebé imaginário bem como na musicalidade comunicativa entre as mães e os bebés desde o final da gravidez até aos 6 meses de vida do bebé.
Palavras-Chave: gravidez, bebé imaginário, musicalidade comunicativa, musicoterapia pré-natal, interação vocal mãe-bebé.
Period17 Jan 2020
Event title2º Congresso Transdisciplinar Portugal-Brasil sobre o bebé
Event typeConference
LocationÉvora, Portugal
Degree of RecognitionInternational