Rumo a uma nova corrida a África? O nacionalismo imperial português e as reivindicações coloniais em vésperas da Segunda Guerra Mundial

Gonçalves, M. (Speaker)

Activity: Talk or presentationInvited talk

Description

No contexto de crise económica e erosão das instituições democráticas na década de 1930, a visão das colónias enquanto potencial fonte de reconstrução económica e solução para o excesso populacional alimentou a radicalização de discursos e políticas expansionistas na Europa. A multiplicação de reivindicações coloniais e a necessidade de medidas de apaziguamento para evitar uma nova guerra motivou o debate sobre a iniquidade da partilha dos territórios coloniais existente. Circularam rumores (nunca confirmados) sobre a existência de planos para redistribuir África: se postos em prática, a continuidade da presença portuguesa neste continente estaria ameaçada.

A presente comunicação focar-se-á na forma como essas ameaças foram recebidas pelos contemporâneos portugueses. Pretende-se expor o ajustamento dos discursos e visões associados ao projecto colonial português em resposta aos desafios do turbulento contexto internacional da época, reflectindo sobre as vantagens de uma perspectiva global/transnacional no estudo do nacionalismo imperial português (e do colonialismo, em geral).
Period8 Nov 2017
Held atInstituto de História Contemporânea (IHC)