Relatos de aula de português no curso de Publicidade e Propaganda na UFPE: dos textos dos alunos às reflexões gramaticais

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Nesta comunicação, pretende-se apresentar um relato de experiência docente em que ocorre a articulação entre produção de textos e reflexões gramaticais. O objetivo é verificar como é possível partir de atividades epilinguísticas para atividades metalinguísticas em sala de aula e de que forma esse movimento pode gerar consciência linguística nos alunos. Ancorado na perspectiva sociointeracionista da linguagem (Bronckart, [1997] 2012), este trabalho assume que o fenômeno linguístico deve ser entendido dentro da sua dinamicidade sócio-histórica, considerando a língua como ferramenta de interação social e o texto como ação.
No caso do conceito de gramática, sabemos haver diversos critérios para a classificação de diferentes tipos, existindo inclusive discordâncias entre alguns linguistas. Para este relato, no entanto, usamos a classificação proposta por Travaglia ([1996] 2009) — gramática normativa, descritiva e internalizada — por acreditarmos ser esta compatível com o tipo de estudo desenvolvido.
Partir de atividades epilinguísticas para sistematizar as reflexões sobre a língua em atividades metalinguísticas no ensino é um argumento com muitos defensores (Franchi, [1977] 2011, Geraldi, 1997; Fontich, 2011). No Brasil, há ainda a defesa de que o texto do próprio aluno pode funcionar como ponto de partida e chegada nas aulas de LP, sendo a gramática um suporte para isso (Geraldi, 1997). Foi com base nessa proposta, voltada ao ensino básico brasileiro, que a professora deste relato planejou suas atividades adaptando-as ao ensino superior. A experiência em questão ocorreu durante o primeiro semestre de 2018, em aulas de Língua Portuguesa 4 para uma turma de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como a disciplina possui um amplo conteúdo programático e diversos objetivos, este relato faz um recorte da experiência e foca na proposta de duas atividades nas quais a professora provocou reflexões linguísticas nos seus alunos a partir de textos produzidos por eles próprios: na primeira, foi produzido um texto teórico-analítico sobre um comercial de TV do sabão em pó Ariel veiculado na Índia em 2016; na segunda, uma resenha crítica sobre a palestra intitulada Publicidade de controle e novas mídias, proferida pela publicitária e professora pesquisadora Izabela Domingues para a turma em análise. A partir dessas produções, a professora provocou reflexões linguísticas nos seus alunos e depois sistematizou os resultados a partir das observações feitas. Ao final, solicitou que os alunos escrevessem sobre o que haviam aprendido de gramática ao longo dessas aulas em uma nova produção escrita que chamou de Apontamentos sobre conhecimentos linguísticos. A metodologia usada nesta comunicação é, portanto, além de descrever as atividades e expor exemplos, analisar trechos desta última produção em que os alunos revelam o surgimento de uma consciência linguística. Para isso, os dados qualitativos serão expostos diacronicamente a fim de dar ao ouvinte uma ideia do passo a passo da professora e dos resultados obtidos a partir das palavras dos próprios alunos.
Period28 Jun 2023
Event title8.ª Conferência Internacional em Gramática e Texto / 8th International Conference on Grammar & Text: Continuidades e Desafios em Gramática & Texto / Continuity and Challenges in Grammar & Text
Event typeConference
LocationLisbon, PortugalShow on map
Degree of RecognitionInternational