(RE)Conto: Instrumento de Avaliação de Narrativas Orais para crianças falantes de Português Europeu

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

O presente trabalho apresenta o processo de construção e validação do instrumento (RE)CONTO, destinado a avaliar competências narrativas orais em crianças dos 6 aos 12 anos de idade falantes de português europeu (PE). Embora existam instrumentos semelhantes para outras línguas, não se conhece nenhuma ferramenta específica validada para o PE. O instrumento visa avaliar a produção e compreensão de narrativas orais, considerando propriedades micro e macroestruturais. A aplicação do instrumento proporciona indicadores relevantes para auxiliar o diagnóstico e planear intervenções em populações com perturbações da linguagem. Este estudo de investigação incluiu a participação de uma amostra representativa de 521 crianças com Desenvolvimento Típico (DT), provenientes de diferentes zonas geográficas de Portugal continental e insular, e 17 crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL). As tarefas envolveram a aplicação do instrumento (RE)CONTO, composto por três histórias com diferentes estruturas, contemplando tarefas de conto, reconto e perguntas de compreensão.
A análise das características psicométricas do instrumento mostra que este apresenta um elevado índice de validade de conteúdo (0.94), bem como uma boa correlação com a prova GOL_E (validade concorrente medida através do coeficiente de correlação de Pearson). Além disso, através da análise da validade convergente entre o (RE)CONTO e a prova de memória RAVLT, destacamos diferenças nas
correlações entre grupos DT e PDL, fortalecendo a validade discriminativa do (RE)CONTO. A consistência interna (Shipley & McAfee, 2016), medida pelo coeficiente Alpha de Cronbach, indicou uma consistência aceitável, reforçando a fiabilidade global do instrumento (α = 0.76). A fiabilidade interavaliador, avaliada pelo coeficiente Kappa de Cohen, mostrou uma concordância excelente (superior a 0.87), mostrando a consistência entre avaliadores em todas as tarefas, histórias e análises de micro e macroestrutura (DeVellis, 2017). Estes resultados destacam a utilidade clínica e educacional do (RE)CONTO, consolidando a sua posição como uma ferramenta válida, consistente e confiável para avaliar competências narrativas em crianças falantes de português europeu.
Uma análise detalhada dos resultados permite ainda observar diferenças entre as tarefas de conto e reconto de histórias (Andrade, 2017; Balčiūnienė & Kornev, 2016), tipos de histórias e variações nas faixas etárias e grupos estudados (Gillam & Pearson, 2017; Justice et al., 2010). Os participantes do grupo DT obtiveram consistentemente melhores desempenhos na tarefa de reconto em qualquer das dimensões de análise (macro e microestrutura), comparativamente com a tarefa de conto. Adicionalmente, observaram-se diferenças de desempenho entre histórias, o que destaca a forma como a complexidade intrínseca das estruturas textuais influencia a compreensão e a produção oral. Observaram-se ainda diferenças nos desempenhos entre faixas etárias, com melhores desempenhos nas faixas etárias mais avançadas.
A análise comparativa entre os grupos DT e PDL, ainda que seja apenas exploratória tendo em conta o número reduzido de crianças com PDL considerado, permitiu identificar diferenças entre os grupos sobretudo no que diz respeito à compreensão e aos parâmetros microestruturais. (Bysterveldt et al., 2012; Fey et al., 2004). Isso aponta para a necessidade de estratégias pedagógicas e clínicas específicas que desenvolvam estruturas sintáticas complexas e níveis de compreensão mais exigentes, como é o caso da compreensão crítica.
Globalmente, o (RE)CONTO mostrou ser um instrumento válido para avaliar competências narrativas orais em crianças falantes de português europeu em idade escolar, dos 6 anos 12 anos, podendo auxiliar professores e terapeutas da fala na caracterização das competências narrativas e auxiliar na identificação de perturbações da linguagem.
Period24 Oct 2024
Event titleEncontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Event typeConference
Conference number40
LocationPonta DelgadaShow on map
Degree of RecognitionNational