Quando a Fotografia faz a História. Viagem ao Imaginário de uma época/When the Photography makes the History: Travel to the imaginery of a Time

Activity: Participating in or organising an eventParticipation in conference

Description

Com organização de Filomena Serra, do Instituto de História da Arte (FCSH NOVA), este colóquio internacional propõe reflexões sobre como através da fotografia impressa de propaganda se procurou construir o ideal do Estado Novo português do País e seu Império Colonial como uma «unidade orgânica e indivisível». Este encontro científico “traz ao debate algumas das mais importantes temáticas à volta da fotografia pública impressa, nomeadamente os seus aspetos documentais e etnográficos”.
Entre os oradores encontravam-se o politólogo, e antigo diretor da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Renato Lessa; o ex-diretor da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e ex-presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), o sociólogo e historiador Manuel Villaverde Cabral; o professor de Literatura e Fotografia, Paul Melo e Castro, da Universidade de Glasgow; o historiador de fotografia Javier Ortiz Echagüe, da Universidade de Navarra; a antropóloga Patrícia Ferraz de Matos, do ICS-UL; o sociólogo e jornalista Eduardo Cintra Torres; e as historiadoras de arte Paula André, do Dinâmia’CET do ISCTE-IUL, e Filomena Serra.
No final do colóquio foi exibido o filme Ferro em Brasa, do fotógrafo moçambicano Ricardo Rangel (1924-2009), apresentado por Paul Melo e Castro.
Com entrada livre, esteve também patente na BNP, até 30 de agosto, a exposição Fotografia Impressa e Propaganda Visual em Portugal (1934-1974), bem como filmes sobre esta temática.

Period2019
Event typeConference
LocationLisboa, PortugalShow on map
Degree of RecognitionInternational

Keywords

  • Fotografia Impressa
  • Propaganda
  • Estado Novo
  • Fotografia Documental
  • Fotografia Etnográfica