Posicionamento enunciativo em comentários académicos

Gonçalves, M. (Speaker), Coutinho, M. A. (Speaker), Jorge, N. (Speaker)

Activity: Talk or presentationOral presentation

Description

Situada no quadro do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1997; Bronckart, 2008), a presente comunicação pretende analisar o posicionamento enunciativo em textos académicos escritos, produzidos por estudantes do Ensino Superior.
O corpus em análise é constituído por vinte e nove comentários a um de três textos académicos – Andrade (2002), Butler ([1999]2017) ou Fonseca (2002) –, implicando a síntese de conteúdo e posicionamento crítico. Os comentários foram escritos por alunos da unidade curricular de Práticas Textuais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade Nova de Lisboa, no ano letivo de 2019-2020.
Focada no posicionamento crítico dos autores dos comentários, a análise procura dar resposta a duas questões: que mecanismos linguísticos são privilegiados pelos autores para construir linguisticamente os seus posicionamentos críticos (na formulação de hipóteses, na discussão de pontos de vista e na gestão do espaço do texto)? Ao nível do plano de texto, em que partes tendem a ocorrer formas mais marcadas de posicionamento crítico? Para tal, assume-se uma metodologia qualitativa e interpretativa,
sustentada em estudos desenvolvidos na área da linguística do texto e do discurso (Coutinho, 2004, Gonçalves et al., 2020, Jorge, 2019).
A análise permite antever que o posicionamento crítico dos autores tende a ser marcado pela 1.ª pessoa do singular (com valor deítico) ou do plural (com valor que oscila entre o deítico e o genérico), eventualmente associada a expressões modais com valor epistémico e, por vezes, apreciativo. De acordo com a mesma análise, é possível ainda antever duas tendências distintas: se há textos em que o posicionamento enunciativo é assegurado em momentos-chave do plano, como a abertura e/ou a conclusão do comentário outros há em que o posicionamento enunciativo perpassa todo o comentário, mesmo em segmentos centrados na síntese de conteúdos do texto comentado.
Com a análise deste traço diferencial esperamos contribuir para a descrição linguístico-textual do comentário enquanto género textual produzido na atividade académica, propício à construção de conhecimento e ao desenvolvimento da capacidade de reflexão e de posicionamento crítico.
Period10 Sep 2021
Event title2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico: null
Event typeConference
LocationPortugal
Degree of RecognitionNational

Keywords

  • Comentário
  • Posicionamento enunciativo
  • Plano de texto
  • Género de texto